Estudo diz que 3 em cada 4 pessoas não frequentam bibliotecas

Só 7% foram usuários frequentes de bibliotecas no ano passado. Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil foi divulgada nesta quarta (28).

28/03/2012 13:36

A- A+

G1

compartilhar:

Apesar de a maioria dos brasileiros afirmarem que existem bibliotecas em seu bairro ou cidade, 75% deles disseram que não frequentaram uma biblioteca em 2011. Um terço dessas pessoas afirmaram ainda que nada as faria visitar mais o local. Os dados fazem parte da edição de 2012 da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, encomendada pela Fundação Pró-Livro e pelo Ibope Inteligência, que estuda o comportamento do leitor brasileiro. A pesquisa foi divulgada na tarde desta quarta-feira (28), em Brasília.

De acordo com os dados, em 2011 apenas 7% dos brasileiros afirmou ter usado frequentemente uma biblioteca. Em 2007, o índice foi de 10%. A porcentagem de pessoas que disseram ter visitado o local de vez em quando foi de 17% do total da população, mesmo valor da edição anterior.

Porém, entre 2007 e 2011 cresceu, de 73% para 75%, o número de brasileiros que dizem não frequentar bibliotecas. Quando perguntados pelos pesquisadores o que poderia ser feito para que eles passassem a usufruir desses espaços de leitura, 33% dos entrevistados disse que nada os faria frequentar a biblioteca. Outros 20% disseram que livros mais novos os incentivariam e 17% reclamaram que as bibliotecas são de difícil acesso.

A porcentagem de pessoas que disseram que poderiam usar o espaço caso ele tivessem títulos de livros mais interessantes, atividades culturais e acesso à internet foi de 13%, 11% e 10%, respectivamente.

Frequentadores

A grande maioria dos frequentadores de biblioteca - segundo a pesquisa, eles representam 44,1 milhões de brasileiros -, é formada por estudantes (70%), e mais da metade são mulheres (55%). As bibliotecas mais frequentadas são as mantidas por escolas e universidades, seguidas pelas bibliotecas populares.

A frequência à biblioteca, segundo os dados da pesquisa, está ligada à classe social: 43% dos entrevistados da classe A usam o espaço frequentemente, porcentagem que cai para 35% na classe B, 24% na classe C e 14% nas classes D e E.

Primeira Edição © 2011