Cooperação no turismo reúne ministros do Brasil e da Índia

Em pauta, a ampliação da malha área para aumentar o fluxo de turistas entre os dois países

28/03/2012 15:35

A- A+

Divulgação

compartilhar:

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, se reúne nesta quinta-feira (29), em Nova Delhi, com o ministro do Turismo da Índia, Sh. Sultan Ahmed. Vieira integra a comitiva da presidenta da República, Dilma Rousseff, que participa, na capital indiana, da IV Cúpula dos BRICs (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

O objetivo da reunião entre os ministros é reforçar a cooperação bilateral no turismo. Entre os temas em pauta estão a ampliação da malha aérea e a possibilidade de troca de experiências em projetos bem sucedidos nos dois países. O Brasil quer conhecer o visto eletrônico implantado na Índia; o governo indiano, o programa de Turismo Rural desenvolvido pelo Ministério do Turismo.

“Nosso objetivo é fortalecer a cooperação com a Índia e criar condições para o aumento do fluxo bilateral de turistas que ainda é muito baixo em relação à importância dessas duas potências econômicas no cenário mundial”, disse o ministro. Em 2010, 8.804 brasileiros visitaram a Índia e 18.829 indianos desembarcaram no Brasil.

Conhecida pela tecnologia em produção de softwares, a Índia possui um dos mais desenvolvidos sistemas eletrônicos de emissão de visto: o Eletronic Consular Management System (ECMS). O programa copia a imagem dos passaportes e, automaticamente, transfere todas as informações do documento para o sistema, que informa a taxa a ser cobrada pelo visto. O serviço foi distribuído para as agências de viagem para desburocratizar o processo.

Com relação à ponte aérea, atualmente não há voos diretos entre a Índia e o Brasil. As opções possíveis são conexões via Europa com a British Airways, Air France, KLM, Swissair, Qatar Airways e Emirates. “Vamos trabalhar em conjunto para fortalecer o turismo nos BRICs e ampliar o ganho com o setor nos países envolvidos”, explicou Gastão Vieira.
Agenda: No primeiro dia de agenda na Índia, o ministro Gastão Vieira participou nesta quarta-feira da cerimônia de outorga do título de doutora honoris causa à Presidenta Dilma Rousseff, concedido pela Universidade de Delhi. À noite (de acordo com a hora local) esteve no jantar oficial com ministros e chefes de Estado no Palácio Presidencial oferecido pela presidenta da Índia, Pratibha Patil.
Comitiva: Além do ministro do Turismo, integram a comitiva presidencial os ministros de Desenvolvimento Indústria e Comércio, Fernando Pimentel; da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp; das Relações Exteriores, Antonio Patriota; da Educação, Aloizio Mercadante; de comunicação Social da Presidência, Helena Chagas; e os governadores de Sergipe, Marcelo Déda; e da Paraíba, Ricardo Coutinho.

Primeira Edição © 2011