Torcedor ferido em briga em SP tem morte encefálica, diz hospital

Confronto ocorreu no domingo (25) em avenida na Zona Norte. Dois jovens seguem internados e um morreu no dia do conflito.

27/03/2012 09:32

A- A+

G1

compartilhar:

Um dos jovens feridos na briga entre torcidas do Palmeiras e do Corinthians ocorrida no domingo (25), em São Paulo, teve morte encefálica, de acordo com boletim divulgado pela assessoria do Hospital São Camilo na manhã desta terça-feira (27). Segundo a diretoria da Mancha Alviverde, o rapaz era palmeirense.

"O paciente G.V.J.M., de 19 anos, encontra-se em morte encefálica, diagnóstico fechado às 5h15 do dia de hoje, a partir de provas clínicas e de exame de imagem. No momento, em suporte ventilatório e hemodinâmico na UTI", informou o boletim. Na segunda-feira, o hospital havia declarado que ele estava em estado gravíssimo e com piora no quadro neurológico nas últimas 24 horas.

Ainda segundo o Hospital São Camilo, a vítima teve múltiplos ferimentos, sendo o mais grave o traumatismo craniano. A instituição afirma que só poderá informar sobre a possível doação de órgãos do torcedor caso a família dele se manifeste.

A briga entre torcedores ocorreu por volta das 10h30 de domingo em uma região da Avenida Inajar de Souza, na Zona Norte da capital paulista. Cerca de 300 torcedores das organizadas se envolveram na confusão. A polícia apura se o confronto foi organizado pela internet. No confronto, outro palmeirense morreu baleado. André Alves Lezo, de 21 anos, levou um tiro na cabeça. Seis jovens foram socorridos com ferimentos para hospitais e dois permanecem internados.

Um adolescente de 17 anos está no Hospital Cruz Azul, no Cambuci, na região central, onde se recupera de um traumatismo craniano e fraturas nas mãos. Apesar dos ferimentos, o hospital informou que o jovem está estável. Outro torcedor, que tem 23 anos, segue internado no Hospital do Mandaqui, na Zona Norte. Ele foi baleado na bacia e passou por uma cirurgia.

Organizadas proibidas

A Federação Paulista de Futebol proibiu nesta segunda a entrada das torcidas organizadas Gaviões da Fiel e Mancha Alviverde nos estádios até que sejam apurados os responsáveis pela briga que resultou na morte de Lezo. Segundo a federação, a decisão vale até que os responsáveis sejam punidos.

A delegada Margarette Barreto, da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), pediu nesta tarde a proibição para a FPF. A torcida Gaviões da Fiel informou que não foi oficialmente comunicada sobre a proibição e que, por isso, não irá se manifestar.

Em nota, a federação diz que, "considerando que é dever da entidade preservar a disciplina nos campos de futebol, resolve proibir a entrada nos estádios, até que sejam apurados os fatos e os responsáveis punidos nos termos da legislação em vigor (Estatuto do Torcedor)". De acordo com a FPF, qualquer adereço que identifique a torcida organizada será proibido - camiseta, adereços e faixas - e a determinação será válida para todas as competições disputadas no estado de São Paulo.

Emboscada

Em nota publicada em seu site na noite desta segunda-feira (26), a torcida organizada Mancha Alviverde afirmou ter sido vítima de emboscada e que vem sendo caluniada.

"(...) Fomos vítimas de uma emboscada cravada a tiros por uma torcida rival, onde a própria polícia reconheceu que estávamos sendo escoltados enquanto eles apareceram de surpresa munidos de rojões, bombas, pedras, toucas ninja, barras de ferro e armas de fogo (...)", aponta trecho da nota.

Matéria Relacionada:

Morre 2º torcedor do Palmeiras envolvido em confronto com corintianos

Primeira Edição © 2011