Prefeitura e Governo assinam pacto para combater o crack em Alagoas

O programa do Governo Federal "Crack: é possível vencer", chega no estado com o maior índice de homicídios motivados pelo tráfico

27/03/2012 15:44

A- A+

Fran Ribeiro

compartilhar:

Em solenidade realizada na tarde desta terça-feira (27) no Centro de Convenções, no bairro do Jaraguá, o prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PP) e o governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho (PSDB) assinaram o pacto do Programa Federal de Enfrentamento ao Crack.

Lançado pelo governo federal no final do ano passado, o programa “Crack: é possível vencer” chega ao Estado onde os altos índices de violência estão diretamente ligados ao tráfico de drogas. O pacto assinado pelo Executivo Municipal e Estadual junto aos Ministérios da Saúde, da Justiça, da Educação e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, pretende fazer o enfrentamento a droga a partir da prevenção.

Além do trabalho de conscientização entre os usuários, o programa se propõe a fazer ações educativas, que vão orientar estudantes pelo o potencial devastador do crack, além da capacitação de profissionais da saúde, assistência social e educadores para atuarem como agentes combatentes à droga.

Durante a solenidade que aconteceu no Teatro Gustavo Leite, contou com a presença de secretários municipais e estaduais, deputados e vereadores. Além de Teotonio Vilela Filho e Cícero Aalmeida, também compuseram a mesa o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do Arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz, o deputado federal, Givaldo Carimbão, e de outras autoridades que estarão diretamente ligados para o andamento do programa.

Pelo seu empenho na assistência aos dependentes químicos, Carimbão ovacionado pelo público ao ser anunciado. A maioria do público presente no evento era composta por ex-dependentes químicos assistidos nas Unidades de Acolhimento de Alagoas, idealizados pelo deputado junto à Secretaria de Promoção à Paz do governo do Estado. Jovens, homens e mulheres que quase perderam suas vidas ao se entregar ao crack.

“Ele [Carimbão] me tirou da cadeia e me internou em uma casa de acolhimento. Tô (sic) lá até hoje. Fiquei preso um ano e três meses, por tráfico de drogas. Graças a Deus, saí dessa vida”, disse José Cícero, um dos presentes na solenidade.

Como vencer o Crack?

O programa que será implantado em Alagoas e em outros estados prevê a ampliação dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), para o atendimento dos dependentes do crack e das suas famílias. Além da ampliação dos Consultórios de Rua, onde profissionais da saúde e da assistência social fazem um trabalho de triagem com os usuários, serão implantados Centros de Atenção Psicossocial, Álcool e outras Drogas (CAPS-AD) que funcionarão durante 24h. Ainda tratando o crack como um sério problema de saúde, o programa fornecerá enfermarias especializadas em hospitais gerais e em Comunidades Terapêuticas.

Ações voltadas para alertar sobre os riscos do vício a entorpecentes também serão adotadas. Além da capacitação de profissionais da saúde, educação, assistência social, líderes comunitários, religiosos, conselhos tutelares, agentes da segurança pública e de representantes do Executivo, Legislativo e Judiciários, o programa fará o trabalho de informar e orientar estudantes da rede pública de ensino.
Durante seu pronunciamento no lançamento do “Crack: é possível vencer”, o ministro da

Saúde, Alexandre Padilha parabenizou as instituições que fazem do trabalho de reinserção social dos ex-dependentes e lembrou o preconceito que existe na sociedade em relação aos dependentes químicos. “Esse auditório aqui é a prova que é possível sim vencer o crack.”

Mais informações sobre a campanha podem ser acessadas através do portal www.brasil.gov.br/enfrentandoocrack

Primeira Edição © 2011