“Obras do estaleiro serão iniciadas este ano”, garante governador

Governador também falou sobre outros assuntos, como concursos públicos e greve dos anestesistas e dos professores da Uncisal

27/03/2012 05:00

A- A+

Redação

compartilhar:

“O estaleiro Eisa vai sair sim!”, afirmou o governador Teotonio Vilela Filho durante entrevista na manhã desta terça-feira (27) no jornal Bom Dia Alagoas. Vilela enfatizou que a Marinha Mercante já garantiu fundos para o mega-empreendimento e que o Eisa venceu licitação da Petrobrás para construção de cinco navios-sonda.

“É uma obra grandiosa de R$ 1,5 bilhão que já tem fundos aprovados e ganhou licitação da Petrobrás, o que garantirá o empréstimo do BNDES. Este ano, as obras do estaleiro se iniciam”, garantiu o governador.

Presídios

A respeito do relatório do Conselho Estadual de Segurança (Conseg), que apontou várias irregularidades no Presídio Baldomero Cavalcanti, Teotonio Vilela reconheceu que é necessário construir novos presídios.

“Temos que tomar providências para que o Baldomero fique de pé enquanto construímos novos presídios. Estamos fazendo PPP [Parceria Público Privada] para em definitivo corrigirmos o déficit no presídio. Alagoas está com déficit de 1500 vagas. A PPP é uma vertente nova muito bem sucedida em vários estados. Vamos solucionar, mas isso leva um ano e meio para que tenhamos novo presídio”.

Leia mais sobre o assunto: <<Governo aposta em Parceria Público Privada para setor prisional>>

 

Segurança e concursos

De acordo com o governador, será instalado um sistema de videomonitoramento em toda Maceió. Ele ainda destacou que logo estará assinando a ordem de serviço para construção do novo Instituto Médico Legal (IML) da capital.

Quanto ao concurso na área da Segurança Pública, Vilela afirmou que deverá ser publicado entre junho a julho. “E assim que a Lei de Responsabilidade Fiscal nos permitir, faremos outros concursos dentro das prioridades do Estado”.

Reforma nas escolas

O ano letivo rede estadual de ensino iniciou na semana passada com apenas 25% das escolas em reforma prontas. Mas, o governador garantiu que isso não prejudicará os alunos. “Vocês não serão prejudicados. Estamos dando celeridade. Cento e sessenta e seis escolas estavam precisando de reparos urgentes”.


Greve dos anestesistas e na Uncisal

Quanto à greve dos anestesistas e dos professores da Uncisal, o governador reconheceu que os salários estão defasados, mas salientou que vai dialogar com as categorias.

“Muitas categorias em Alagoas estão com salários defasados. O Estado precisa enfrentar várias ações em muitas áreas. Alagoas é o primeiro do Brasil a ter política para os servidores. Hoje, todos sabem que no dia 1 de maio terão salários corrigidos pelo IPCA. Vamos, assim como fazemos com todos os servidores, dialogar e criar entendimento”.


Canal do Sertão

Na entrevista, o governador Teotonio Vilela Filho também comentou sobre o Canal do Sertão, que vai levar água do rio São Francisco para 42 cidades sertanejas.

De acordo com ele, no final do ano será inaugurado um trecho de 70 quilômetros - hoje com 20 quilômetros construídos. “A partir de dezembro, nove municípios do alto sertão, que estão com problemas de abastecimento serão beneficiados”, disse ele salientando que a água será para o consumo, plantação e criação de peixes.
 

Primeira Edição © 2011