Bancários do BNB podem parar nesta quarta-feira

27/03/2012 09:42

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Os bancários do Banco do Nordeste devem paralisar as atividades por 24 horas nesta quarta-feira, visando pressionar a direção e os acionistas da empresa a pagarem a segunda parcela da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). A greve, que é nacional e de advertência, será votada em assembleias dos empregados nesta terça-feira (27/03), sendo a partir das 18 horas no Sindicato dos Bancários de Alagoas.

A Participação nos Lucros e Resultados é um direito previsto na Convenção Coletiva de Trabalho dos bancários, mas o BNB alega dificuldades em pagar a segunda parcela devido ao resultado do balanço, que registrou lucro reduzido em função das provisões, principalmente para créditos duvidosos. Os funcionários contestam as provisões e dizem não ter culpa de operações inadequadas realizadas pelos gestores.

Se persistir a posição do banco, além de não receberem a segunda parcela da PLR, muitos bancários terão que devolver parte do que já receberam. Para a Comissão Nacional dos Funcionários e a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro (Contraf-CUT), que orientam a paralisação nesta quarta-feira, os trabalhadores vivem uma situação absurda e não podem pagar por erros do banco.

Uma decisão final sobre o pagamento da PLR deverá sair ainda nesta quarta, durante a paralisação de advertência, quando os acionistas do banco estarão reunidos na sede, em Fortaleza, para definir sobre a destinação do lucro de 2011.

Os bancários do BNB voltarão a se reunir em assembleia geral no dia 3 de abril, desta vez para deliberar sobre uma greve por tempo indeterminado a partir do dia 4. Tudo vai depender do resultado da reunião dos acionistas e do que será oficiado pela direção.
 

Primeira Edição © 2011