Arapiraca recebe capacitação para abordagem no tratamento de fumantes

Realizada pela Secretaria de Estado da Saúde, atividade acontece a partir desta quarta-feira (28) e é voltada para profissionais da área

27/03/2012 11:25

A- A+

Ascom/Sesau

compartilhar:

Tendo em vista a prestação de um melhor atendimento àqueles que queiram deixar de fumar, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza, a partir desta quarta-feira (28), uma capacitação para abordagem intensiva no tratamento ao fumante. A atividade, que segue até sexta-feira (30), acontece no município de Arapiraca e é voltada para profissionais da área de saúde.

O treinamento será realizado no Centro de Apoio às Escolas de Tempo Integral e terá uma programação centrada nos Programas Nacional e Estadual de Controle do Tabagismo e nas políticas de promoção à saúde. As exposições começam às 9h, com a apresentação da Política Mundial de Controle do Tabagismo – Convenção Quadro para o Controle do Tabaco.

O evento também vai contar com as palestras ‘Ambientes 100% Livres de Fumo - Direito de Todos’ e ‘Entendendo o tabagismo como dependência’, ambas ministradas pela coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo de Alagoas, Vetrúcia Teixeira Costa. No primeiro dia, a gestora da Sesau vai abordar ainda o programa Ajudando Paciente a Deixar de Fumar.

Já na quinta-feira (29), a capacitação será voltada para as enfermidades causadas pelo cigarro. Na ocasião, a pneumologista Mônica Maria de Assis, da Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca, fala sobre doenças relacionadas ao aparelho respiratório, enquanto o cardiologista do Hospital do Coração Aliomar Lins se concentra nos males causados ao aparelho circulatório.

A programação conta ainda com a exposição das portarias do Ministério da Saúde que tratam sobre a implantação dos Núcleos de Atenção ao Fumante e discussões quanto ao apoio medicamentoso e o uso racional de medicamentos. No último dia do evento, serão apresentados casos clínicos e o Plano Municipal de Controle do Tabagismo de Arapiraca.

Segundo a coordenadora do Programa de Tabagismo da Secretaria de Estado da Saúde, a ideia da capacitação é auxiliar na ampliação dos serviços prestados aos arapiraquenses. “O objetivo é expandir esses núcleos de atendimento ao fumante. Arapiraca já conta um, mas pretende ampliá-lo, e, por isso, solicitou o treinamento”, diz Vetrúcia Teixeira Costa.

Ela acrescenta que 50 profissionais da área devem participar da atividade, entre médicos, nutricionistas, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais. “Arapiraca já conta com pessoal capacitado. Essa ação é apenas para aprimorar o atendimento”, expõe Vetrúcia, acrescentando que estes profissionais atuam como multiplicadores na luta contra o fumo.

Primeira Edição © 2011