Terremoto de 6,8 graus atinge Chile e Peru; autoridades descartam tsunami

A única ocorrência registrada foi a morte de um senhor de 74 anos que teve uma parada cardíaca

26/03/2012 09:36

A- A+

Opera Mundi

compartilhar:

Peru e Chile foram atingidos neste domingo (25/03) por terremotos que chegaram a 6,8 graus de magnitude na escala Richter. Os tremores tiveram intensidades diferentes nos dois países, sendo que o abalo mais forte foi registrado no Chile. Apesar disso, as autoridades dos países atingidos descartaram a hipótese de tsunami.

O Instituto Sismológico da Universidade do Chile apontou que o tremor que atingiu o país teve seu epicentro a 24 quilômetros ao nordeste de Constitución, na região de Maule, a mesma que sofreu com o forte terremoto de 2010.

De acordo com as autoridades chilenas, o terremoto deste domingo atingiu nove das 15 regiões do país e teve duração de aproximadamente um minuto. A única ocorrência registrada foi a morte de um senhor de 74 anos que morreu devido a uma parada cardíaca.

Apesar disso, o porta-voz do governo chileno, Andrés Chadwick, afirmou nesta segunda-feira (26) que o tremor deixou centenas de feridos e fez com que pelo menos sete mil pessoas fossem evacuadas na região de Maule, após um alerta de tsunami.

Já no Peru, o terremoto foi registrado no estado de Callao e teve magnitude de 5 graus na escala Richter. O departamento de Hidrografia e Navegação da Marinha de Guerra do país descartou a ocorrência de tsunamis na costa peruana.

Segundo o capitão Fernando Valeriano, a instituição se mantém em contato direto com as autoridades chilenas. O tremor, segundo Valeriano, foi sentido apenas em edifícios mais alto, passando despercebido entre os pedestres.

Primeira Edição © 2011