São Paulo vence por 1 x 0 o Mirassol e é líder do campeonato

26/03/2012 05:33

A- A+

Globo Esporte

compartilhar:

O São Paulo continua sua ascensão na temporada 2012. Mesmo sem mostrar um grande futebol, o Tricolor bateu o Mirassol por 1 a 0, na casa do adversário, conquistou sua sétima vitória consecutiva no ano e, após nove rodadas, reassumiu a liderança do Campeonato Paulista. O time comandado por Emerson Leão, que ainda desperdiçou um pênalti com Willian José, foi aos 34 pontos, ao lado do Corinthians, mas tem vantagem no saldo de gols (17 a 10). De quebra, o time ainda alcançou Santos e Palmeiras como melhores ataques do estadual, todos com 33 gols marcados. Com quatro rodadas de antecipação, o Tricolor garantiu a já esperava vaga nas quartas de final.

Para a equipe do interior, a quinta derrota no estadual pode ter sido fatal em termos de classificação. O time estacionou nos 18 pontos e fechou a rodada na 12ª colocação com cinco pontos a menos que o Bragantino, que seria a última equipe a se garantir nas quartas de final. Vale lembrar que faltam quatro rodadas para o término da primeira etapa do estadual.

Os dois times voltarão a campo no meio de semana. Na quinta-feira, o São Paulo enfrentará o Catanduvense, na Arena Barueri. O jogo foi transferido pela Federação Paulista de Futebol porque o estádio do Morumbi sediará dois shows do cantor Roger Waters. No dia anterior, novamente em casa, o Mirassol receberá a visita do Bragantino.

Dois jogos distintos no primeiro tempo

O primeiro tempo no estádio José Maria de Campos Maia começou em alta velocidade. Como o Mirassol necessitava do triunfo para se aproximar do G-8 e o São Paulo queria a vitória para se tornar o primeiro na tabela, os dois times foram à frente e criaram boas oportunidades até os 15 minutos. No time da casa, Denis fez boa defesa em cabeçada de Preto aos 11. Do lado são-paulino, Jadson apareceu em dois lances. Aos sete, ele cabeceou por cima do gol e aos 13, cara a cara com Fernando Leal, preferiu tocar para Willian José e errou o passe


O São Paulo procurava tomar a iniciativa, tinha mais posse de bola, mas não sabia muito bem o que fazer com ela. A equipe esbarrava no ferrolho armado pelo técnico adversário, Ivan Baitello. A equipe da casa se defendia com até nove homens, deixando apenas Preto à frente. Jadson e Lucas, as principais peças de criatividade do Tricolor, eram bem vigiadas pelos volantes Acleisson e Sérgio Manoel. Cortez, forte no apoio, não tinha espaço pelo lado esquerdo. Casemiro e Cícero tentavam aparecer vindo de trás, mas erravam passes em demasia.

Do lado contrário, a única peça com qualidade era o canhoto Xuxa, que tinha a marcação pessoal de Denilson. Com isso, a equipe do interior passou a alçar bolas para a área, o que facilitava as coisas para a dupla de zaga tricolor, formada por Paulo Miranda e Rhodolfo. A partir dos 25, aumentou a correria, mas caiu a qualidade dos dois times. Tanto que, até o intervalo, houve apenas um lance de perigo, aos 38, em chute cruzado de Cícero, que assustou Fernando Leal.

Rhodolfo marca e garante os três pontos

Irritado com a produção do time, Emerson Leão resolveu mexer. Ele sacou Casemiro, que havia levado cartão amarelo no primeiro tempo e colocou Fernandinho no ataque. Com isso, Cícero recuou para fazer o papel de segundo volante. Oito minutos depois, Ivan Baitello fez o mesmo, tirando o marcado Júlio César, que havia cometido sucessivas faltas, para colocar o atacante Malaquias. Fernandinho, em seu primeiro lance no ataque, foi derrubado na área por Fernando Leal, após passe de Lucas. Pênalti que Willian José bateu e acertou a trave direita.

O tempo passava e o nervosismo de Leão só aumentava. Se no primeiro tempo, o Mirassol ainda tentava ir ao ataque, na etapa complementar o time da casa só se defendia. O sufoco passou aos 18, quando Jadson cobrou falta pela esquerda e Rhodolfo, sozinho na área e em condição legal, testou no canto esquerdo de Fernando Leal, que nada pode fazer: 1 a 0 e festa do quarto-zagueiro, que colocou a bola na barriga e homenageou a noiva Juliana, que está grávida


Com a vantagem no marcador, o time se tranquilizou. Aos 21, Lucas recuperou bola perdida no lado esquerdo, se livrou de dois marcadores e só não marcou um golaço porque Fernando Leal fez grande defesa. Leão deu novo gás ao time, com Maicon na vaga de Jadson. Do lado do Mirassol, para tentar a recuperação, o meia Gilsinho entrou na vaga do volante Alex Silva. Aos 33, Cícero quase marcou de cabeça, após cruzamento de Maicon.

Nos minutos finais, já com Osvaldo na vaga de Lucas, o Tricolor recuou perigosamente, apesar dos pedidos de Leão para sair ao ataque. O Mirassol, mais na base da vontade do que da organização, foi à frente, mas não criou nada de perigo. No fim, festa da torcida para o novo líder do Campeonato Paulista. 

Primeira Edição © 2011