Programa de DST/Aids da SMS realiza campanha para detectar novos casos

26/03/2012 13:43

A- A+

Secom

compartilhar:

O Programa de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizou mais uma vez à população, na sexta-feira (23), a estrutura itinerante de testagem para HIV, Sífilis, Hepatites B e C e HTLV, concluindo o trabalho de prevenção iniciado no carnaval. O objetivo da coordenação do Programa foi detectar, o mais rápido possível, os casos de infecção ocorridos durante as folias de Momo, período considerado de grande vulnerabilidade.

“Passados os trinta dias do período conhecido como “janela imunológica”, é o momento de buscar possíveis novos casos, verificar o índice de infecção nesse período e tratar precocemente os pacientes com diagnóstico positivo”, explica a coordenadora do Programa, Sandra Gomes.

De acordo com ela, a campanha foi realizada seguindo a orientação do Departamento Nacional de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, como mais uma medida para evitar a proliferação do vírus HIV – que vem aumentando na população jovem feminina e homossexual – e das demais doenças sexualmente transmissíveis.

“Nós nos preocupamos em alertar, por exemplo, que a Hepatite uma doença silenciosa e que a Sífilis precisa ser tratada pelo casal. São peculiaridades que precisam ser trabalhadas e que, somadas a hábitos ou fatores culturais e religiosos que se refletem até mesmo na negociação do casal em relação ao uso do preservativo, tornam ações como essa, cada vez mais necessárias”, afirma a coordenadora.

Todos os exames realizados na ação serão disponibilizados num prazo de quinze dias, podendo ser retirados pelos usuários de Maceió nas unidades mais próximas de suas residências. Os residentes nas cidades do interior que aproveitaram a visita à capital para realizar o exame, deverão retirá-lo no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do PAM Salgadinho, instalado no Bloco I.

A coordenação lembra que os casos detectados serão encaminhados de imediato para a realização do tratamento e aconselhamento psicológico e social. As pessoas que tiverem resultado negativo para seu exame – claramente motivado pela exposição a alguma situação de risco – passarão por aconselhamento individual, reforçando a conscientização sobre o assunto.

Primeira Edição © 2011