Município assina adesão a Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack

O programa “Crack, é possível vencer” está inserido no Plano Integrado de Enfrentamentos ao Crack e outras Drogas, do governo federal

26/03/2012 15:34

A- A+

Secom

compartilhar:

A Prefeitura de Maceió assina nesta terça-feira (27) o termo de adesão ao programa federal “Crack, é possível vencer”. A solenidade será realizada às 15h, no teatro Gustavo Leite, com a presença do prefeito Cícero Almeida e dos ministros José Eduardo Cardozo, da Justiça; Alexandre Padilha, da Saúde, e Tereza Campello, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

O programa “Crack, é possível vencer” está inserido no Plano Integrado de Enfrentamentos ao Crack e outras Drogas, do governo federal. Com sua implantação na capital, a Prefeitura passa a participar de ações intersetoriais de combate ao crack; de cuidado às pessoas com necessidades de saúde decorrentes do uso da droga; de reinserção social dos dependentes; e de enfrentamento ao crime organizado e ao tráfico de drogas.

Na avaliação de Fábio Sampaio, que responde atualmente pela Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Cidadania (Semsc), Maceió está dando um grande passo para ajudar muitas famílias que têm parentes inseridos no mundo das drogas, principalmente em relação ao crack.

“É fundamental poder implementar ações que ataquem o problema do crack no âmbito da segurança, saúde, assistência social, educação, direitos humanos, entre outras áreas. O usuário de drogas precisa de ajuda e a Prefeitura de Maceió, em conjunto com o governo federal, não medirá esforços para livrá-lo do vício e o reintegrar socialmente”, disse Fábio.

Ele explicou que será estabelecido um plano de trabalho municipal com ações e metas definidas para o programa, além de mecanismos de coleta de dados e de monitoramento, na forma definida pelo governo federal, de modo a permitir o acompanhamento e avaliação das ações e da atuação articulada.

Primeira Edição © 2011