Hemoal está com estoque de sangue crítico e realiza Campanha de Doação para Páscoa

Para facilitar o acesso dos alagoanos à doação de sangue, a Unidade Móvel do Hemoal estará realizando duas coletas externas esta semana

26/03/2012 11:51

A- A+

Ascom/Sesau

compartilhar:

Com o estoque de sangue crítico, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) iniciou mais uma Campanha de Doação de Sangue para a Páscoa. Às 8h desta segunda-feira (26), o Hemoal possuía apenas 85 bolsas de sangue, quando seriam necessárias no mínimo 300. Explorando o tema “Doar Sangue é ter Paixão pela Vida”, o objetivo da ação é formar um estoque estratégico para atender a demanda de transfusões durante o feriado da Semana Santa, visto que neste período o número de transfusões aumenta mais de 500%.

O crescimento verificado nas estatísticas de atendimento do Hospital Geral do Estado (HGE) aponta que no feriado carnavalesco de 2011 foram realizados 225 procedimentos, enquanto que no período da Semana Santa o número aumentou para 1.585. Daí o motivo de, segundo a diretora do Hemoal, Verônica Guedes, o órgão necessitar de captação do maior número de doações de sangue possível, já que deve atender as vítimas de acidentes de trânsito e da violência, além dos pacientes hematológicos e dos alagoanos que irão se submeter a cirurgias eletivas.

“É impressionante, mas durante a Páscoa a necessidade de transfusões é maior do que no Carnaval, por isso temos que reforçar nosso estoque de sangue. Como ele não se fabrica em laboratório e não se compra em farmácias, temos que apelar para a sensibilidade dos alagoanos, pois todos nós podemos vir a necessitar de uma transfusão em caráter de emergência”, ressalta a diretora do Hemoal, que informou ter ampliado a equipe multidisciplinar para atender com qualidade e eficiência a todos os candidatos à doação.

Quem pode doar sangue

Para se candidatar à doação é necessário ter idade entre 16 e 67 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto, segundo exigência do Ministério da Saúde (MS). No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos pais, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal.

O voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. É indispensável que o candidato à doação compareça bem alimentado. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses de intervalo para os homens e três para as mulheres.

Distribuição de camisas e bombons

E cada voluntário que se candidatar à doação de sangue até o próximo dia 3 de abril, irá receber uma camisa com o slogan da campanha, além de um bombom, em alusão à Páscoa. Antes de praticar o gesto solidário, o doador ainda recebe um lanche especial e material educativo, que esclarece todas as dúvidas sobre o processo de doação de sangue.

O atendimento no Hemoal Trapiche ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e no sábado, das 8h às 12h. Já no Hemoal Farol, localizado no Hospital do Açúcar, o atendimento ocorre das 8h às 11h. Para os voluntários do interior, as doações podem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 e das 14h às 18h, no Centro de Arapiraca.

Coletas externas

Para facilitar o acesso dos alagoanos à doação de sangue, a Unidade Móvel do Hemoal estará realizando duas coletas externas esta semana. A primeira acontece nesta terça-feira (27), na Praça Central de Satuba; já a segunda acontece na quinta-feira (29), na Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) de Maceió, situada ao lado do Maceió Shopping, no bairro Mangabeiras.

Primeira Edição © 2011