Governo vai expandir rede de acolhimento a dependentes de drogas

Edital publicado dia 19 no Diário Oficial do Estado prevê credenciamento de instituições voltadas ao acolhimento e tratamento

26/03/2012 08:43

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

O Governo de Alagoas tornou pública, por meio de edital, a abertura do processo de credenciamento e seleção de entidades de natureza privada sem fins econômico-lucrativos, para a concessão de subvenção social para o ano de 2012 e 2013. O objeto será na modalidade de acolhimento institucional em regime de residência aos adolescentes, jovens e adultos com idade a partir dos 12 anos nos municípios de Alagoas. Estes locais de atendimento deverão se juntar às 30 comunidades terapêuticas parceiras no acolhimento e tratamento de dependentes químicos.

Publicado no último dia 19 no Diário Oficial do Estado, o edital reforça o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, assim como o Plano integrado de Ações de Combate ao Crack – “Crack, é Possível Vencer”, que o governo federal lança em Alagoas nesta terça-feira (27).

Ainda de acordo com o edital, serão ofertadas mais 400 vagas que se somarão às 800 já oferecidas pelo Governo do Estado para a expansão do programa e, consequentemente, mais instituições serão inseridas no atendimento, com investimentos na ordem de R$ 9 milhões em repasses do Fundo Estadual de Erradicação e Combate à Pobreza (Fecoep) e de recursos estaduais

O Governo elegeu a questão das drogas como uma prioridade. Em função disso, além de recursos repassados pelo Fecoep, o trabalho também está contemplado no Plano Plurianual (PPA).

No ano passado, a presidenta Dilma Rousseff elogiou o trabalho realizado em Alagoas, durante encontro ocorrido em Brasília, ao instituir um grupo de trabalho para viabilizar a implantação do modelo em outros estados. “Fizemos ver à presidenta Dilma Rousseff que o trabalho das comunidades não consiste apenas em uma ação de saúde pública, mas também de educação, com envolvimento do Judiciário, da saúde, da assistência social e da segurança pública”, disse o secretário de Promoção da Paz, Jardel Aderico. A rede de acolhimento de Alagoas conta com 31 instituições e oferece cerca de 800 vagas para dependentes do crack. Com o edital, o Governo quer expandir essa oferta para 45 unidades de atendimento.

Lançamento

Nesta terça-feira (27), os ministros da Saúde, Alexandre Padilha; da Justiça, Eduardo Cardozo; e do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, estarão em Alagoas para lançar, junto com o governador Teotonio Vilela Filho e o prefeito de Maceió, Cícero Almeida, o programa federal Crack: É Possível Vencer. A solenidade está marcada para 15h, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.

Primeira Edição © 2011