Governador e secretariado realizam monitoramento estratégico do Programa Alagoas Tem Pressa

Principais entregas dos projetos estruturantes foram apresentadas e gargalos foram discutidos

26/03/2012 14:31

A- A+

Ascom/Seplande

compartilhar:

A terceira reunião de monitoramento estratégico do Programa Alagoas Tem Pressa em 2012 aconteceu nesta segunda-feira (26), sob a liderança do governador Teotonio Vilela Filho com a participação do secretariado estadual e dos dirigentes de órgãos vinculados do Governo.

Durante o dia de trabalho, diversos pontos de atenção para o desenvolvimento e execução dos 25 projetos estruturantes do programa foram discutidos e as possíveis soluções elencadas. Dentre eles, o já elaborado Projeto de Lei alterando o objeto e o modelo de funcionamento do órgão de Serviços de Engenharia do Estado de Alagoas S/A (Serveal), para que este possa dar celeridade às demandas existentes em prol do desenvolvimento do Estado.

Os processos de desapropriação e os processos licitatórios também foram debatidos, de maneira a impedir que o atraso na tramitação destes causem impactos negativos na execução dos projetos estruturantes do programa.

“Precisamos acompanhar, monitorar e sempre avaliar o trabalho que estamos desenvolvendo. Cada secretário deve ter em mente o objetivo maior do Programa Alagoas Tem Pressa, que é erradicar a pobreza extrema em nosso Estado e diminuir fortemente o número de pobres”, afirmou Teotonio Vilela Filho, governador de Alagoas.

Foi observado que até o mês de janeiro, 63% das medidas de gestão estratégica pactuadas entre o governador do Estado e o secretariado para o programa foram executadas. O percentual de implementação dos marcos críticos – etapas importantes dos projetos – se deu da seguinte forma: 84% estão em andamento, 2,2% estão em atraso e 13% foram concluídos até este mês de março. Tendo em vista que todo o programa engloba 1.472 marcos críticos a serem implantados no período de 12 anos (2011-2022).

Projetos avançam

As principais entregas realizadas pelas secretarias nos meses de fevereiro e março foram apresentadas, com destaque para a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) com a inauguração de três hotéis e duas pousadas, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) com a aquisição de 2.000 microcomputadores, a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri) entregando 900 mil mudas de frutas distribuídas para agricultores e para a Secretaria de Estado da Defesa Social (SEDS) que capacitou 110 mediadores populares de conflitos.

Os avanços dos projetos estruturantes podem ser identificados pelo início das obras da Vila São Pedro III, IV e V, no bairro Sururu de Capote, em Maceió; e do conjunto residencial Craibeiras III, com 384 unidades habitacionais destinadas aos servidores estaduais, essas ações integram o projeto “Habitação de Interesse Social”, da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra); com a ampliação de leitos na UTI da Maternidade Escola Santa Mônica, tendo a licitação e desapropriação de imóvel concluído, ação do projeto “Redução da Mortalidade Materno-Infantil”, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Além da homologação do acordo para a construção do Marco Referencial Turístico do Estado no antigo Alagoas Iate Clube (Alagoinhas), ação do projeto “Expansão do turismo com foco na infraestrutura e serviços de qualidade” da Setur; a conclusão da Política Estadual de Educação Infantil, cuja ação faz parte do projeto “Ampliação da cobertura do Ensino Infantil”, da SEE; e a marca de 47% das compras governamentais feitas a empresas de micro e pequeno porte, do projeto “Fortalecimento de micro e pequenos negócios e promoção do empreendedorismo”, da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande).

“As reuniões de monitoramento estratégico são decisivas para a boa condução do Programa Alagoas Tem Pressa, já que coloca o governador e os secretários de Estado em completa sintonia com os projetos em andamentos, o cumprimento de prazos e a redefinição de metas”, explicou o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, coordenador do Programa Alagoas Tem Pressa.

Detalhamento de projetos

As atividades do dia de trabalho seguiram-se com a apresentação de dois projetos estruturantes. O gerente do projeto “Redução das taxas de homicídios”, Cel. Marcus Vinícius Ferreira, da Seds, e a gerente do projeto “Habitação de interesse social”, Juliana Martins Lessa, da Seinfra, expuseram os gargalos encontrados na execução de seus projetos e suas possíveis soluções.

A secretária de Estado da Setur, Danielle Novis foi sorteada para explicar aos demais o projeto estruturante sob sua responsabilidade: “Expansão do turismo com foco na infraestrutura e serviços de qualidade”. Duas ações que pertencem ao projeto foram abordadas pela secretária: a climatização e a expansão do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, importantes para a atração de eventos para o local. Os trâmites necessários para a implementação dessas ações já estão sendo tomados.

O fechamento da reunião se deu com a síntese das discussões e a visão geral dos indicadores do Programa Alagoas Tem Pressa conduzida pelo consultor Glaucio Neves, da empresa Macroplan.

Primeira Edição © 2011