Curso técnico facilita entrada no mercado de trabalho

Na área de Saúde do Senac-AL, 75% dos alunos conseguem emprego antes de concluírem o curso

26/03/2012 16:04

A- A+

Senac

compartilhar:

Uma tendência de mercado que não para de crescer: Com a escassez de mão de obra especializada, os cursos técnicos se tornaram aliados das empresas. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o número de matrículas em cursos profissionalizantes cresceu 74,9% de 2002 a 2010 – chegando a 1,4 milhão. E mais: os cursos técnicos aumentam as chances de ingresso no mercado de trabalho em 48%, em comparação com profissionais que concluíram o ensino médio. Os salários também são maiores, em torno de 13%. No Senac Alagoas, os cursos técnicos mais procurados são os da área de Saúde. “E 75% dos alunos conseguem um emprego antes de concluírem o curso”, explica a Assessora Técnica da área, Eliene Sarafim.

De uma turma de alunos do curso Técnico em Análises Clínicas, 7 foram contratados por laboratórios e clínicas de Maceió e 2, aprovados em concursos públicos nas cidades de Maribondo e Campo Alegre. Em outra turma do curso Técnico em Enfermagem, 9 foram contratados, 4 deles pela Unimed Maceió, 2 pela Santa Casa de Misericórdia, 2 pelo Hospital Maceió e 1 deles foi aprovado em 7º lugar em concurso público da prefeitura de Teotônio Vilela. E com o crescimento do setor de construção civil, as oportunidades são boas também para os Técnicos em Segurança do Trabalho, cada vez mais solicitados pelas empresas, que visam a segurança em seus procedimentos e necessitam desse profissional em suas obras.

“Os cursos técnicos do Senac têm grande aceitação em função da qualidade e da prática supervisionada que oferece nos melhores hospitais de Alagoas, o que facilita a inserção no mercado de trabalho”, explica Eliene Sarafim. Os mais procurados são os Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Radiologia e Técnico em Enfermagem. O portfólio da escola profissionalizante disponibiliza também os cursos de Técnico em Nutrição e Dietética, Técnico em Prótese Dentária, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Análises Clínicas e Técnico em Estética. A partir deste ano, passará a ofertar o curso de Técnico em Meio Ambiente.

O Senac também oferece um itinerário formativo para quem inicialmente busca a escola para fazer um curso de capacitação; assim, norteia a formação continuada. Um exemplo: quem se matricula no curso de capacitação Cuidador de Idosos, pode em seguida, agregar valor ao currículo, matriculando-se no curso Técnico em Enfermagem, e depois, cursar uma especialização, também em enfermagem. Um novo curso de aperfeiçoamento será lançado até o mês de maio: Eletrocardiograma – Boas Práticas na realização do Procedimento. A área já oferece os aperfeiçoamentos: Boas Práticas de Coleta de Sangue – Procedimentos Aplicados à Punsão Venosa e Cálculos Aplicados ao Preparo de Medicamentos.

A qualidade e a credibilidade dos cursos do Senac são referenciais que impulsionaram a participação de 2 alunos do curso Técnico em Enfermagem nas Olimpíadas do Conhecimento 2012 na ocupação Técnico em Enfermagem. A competição é uma das principais vitrines profissionais do país, pois revela o talento de jovens estudantes, incentiva o desenvolvimento de competências e ensina os alunos a superar desafios, aproximando-os da realidade do mercado de trabalho. Os melhores colocados disputam uma vaga no WorldSkills, o mais importante torneio internacional de educação profissional. Os alunos foram selecionados do Programa Senac de Gratuidade, serão orientados e treinados pela enfermeira e instrutora Magda Matos, que terá a função de avaliadora. Eliene Sarafim será a delegada técnica do Senac-AL

Para quem quer melhorar o currículo, buscar inserção no mercado de trabalho ou reposicionar a carreira, basta escolher alguns dos cursos do vasto portfólio do Senac Alagoas.

Outras informações pelo site www.al.senac.br ou pelos telefones 2122-7801 e 0800-082-2005.  

Primeira Edição © 2011