Conselho de Segurança estipula 48 horas para resolução de problemas em presídio

Presídio Baldomero Cavalcante estaria desorganizado e com falta de efetivo

26/03/2012 14:47

A- A+

Thayanne Magalhães

compartilhar:

O conteúdo do relatório elaborado depois da inspeção realizada semana passada no Presídio Baldomero Cavalcante, foi discutido durante uma reunião do Conselho Estadual de Segurança (Conseg), nesta segunda-feira (26). De acordo com o relatório, pelo menos 16 irregularidades foram constatadas no presídio.

O documento aponta que no presídio existe superlotação, má alimentação, precariedade na estrutura nos prédios e ainda a falta de organização e efetivo para que os agentes e demais funcionários trabalhem com mais segurança. O retorno de 40 agentes que teriam sido deslocados para outros órgãos de segurança pública, seria uma das soluções apontadas pela Conseg.

A Superintendência Geral de Administração Penitenciária (Sgap), terá um prazo de 48 horas para resolver algumas questões mais urgentes. De acordo com o Conselho, alguns dos problemas que devem ser solucionados são a disponibilizarão de dentistas, a expedição de documentos como o RG e o CPF. Também foi sugerido que seja apresentado um cronograma de reformas nos prédios. O Conseg espera ainda que a Sgap apresente uma justificativa formal para a precariedade na alimentação dos presos.

Após o prazo estipulado, o Conselho deve analisar se as medidas fora cumpridas e, na próxima semana voltam a se reunir para discutir o assunto.
 

Primeira Edição © 2011