Arquivos completos de Albert Einstein estão disponíveis na internet pela primeira vez

24/03/2012 13:32

A- A+

Super Interessante

compartilhar:

Se você sempre quis saber como trabalhava um dos maiores cientistas de todos os tempos, agora ficou fácil: os arquivos completos de Albert Einstein estão disponíveis online pela primeira vez na Universidade Hebraica de Jerusalém. O projeto “The Collected Papers of Albert Einstein” reuniu mais de 80 mil arquivos, que estão divididos em cinco categorias: vida pessoal, ciência, trabalho como co-fundador da Universidade Hebraica, vida pública e relacionamento com o povo judeu.

A galeria online tem recursos interativos e os usuários podem navegar pelos diferentes itens das categorias. Na seção de vida pessoal, por exemplo, é possível visualizar o diploma de Einstein do Ensino Médio, um diário de viagem do cientista pelos Estados Unidos e um cartão postal que ele escreveu para sua mãe. A Universidade Hebraica e o Instituto de Tecnologia da Califórnia (CalTech) começaram a digitalizar os arquivos de Einstein há alguns anos.

De acordo com Dalia Mendelsson, gerente do “The Collected Papers of Albert Einstein”, a interatividade é o coração do projeto. “Com isso, o conteúdo dos arquivos pode ser explorado através de uma interface amigável, feita especialmente para este propósito”, disse. A melhor parte é que você pode usar o zoom para ver detalhes dos documentos históricos e ver bem de perto os traços da personalidade e da carreira de Einstein. Isso se você souber falar alemão, é claro.

O site com os arquivos foi lançado no dia 14 de março deste ano, data em que Einstein comemoraria 133 anos se estivesse vivo.

Primeira Edição © 2011