Traipu| Operação localiza ligações clandestinas de energia em fazenda de Marcos Santos

Ação conjunta entre MP, IC e Eletrobras aconteceu na manhã desta sexta, 23; Oito mandados de busca são cumpridos

23/03/2012 13:03

A- A+

Redação com assessoria

compartilhar:

Uma operação desencadeada na manhã desta sexta-feira (23) pelo Ministério Público Estadual em parceria com a Eletrobras e o Instituto de Criminalística localizou propriedades que furtavam energia elétrica com ligações clandestinas na zona rural de Traipu, interior de Alagoas. Entre as propriedades flagradas, estão a casa e a fazenda do prefeito afastado do município, Marcos Santos. De acordo com as informações, nos locais foram encontrados desvios visíveis na ligação da rede de energia. O tamanho do prejuízo ainda não foi contabilizado.

Segundo a Promotora de Justiça Karla Padilha, estão sendo cumpridos oito mandados de busca no município. A parceria é fruto de uma campanha para combater o furto de energia em Alagoas. Representando a Eletrobras na operação, o diretor comercial das empresas de distribuição, Luiz Crestana, está no local para produzir um relatório com o saldo dos prejuízos que este tipo de crime provoca.

Para garantir a segurança e o cumprimento dos mandados o trabalho conta com o apoio da Polícia Civil e Polícia Militar, até agora em todos os pontos vistoriados, alvos de denúncia feita ao MP, foi constatado o que se previa, ou seja, o furto de energia. A operação está em andamento. “Os proprietários serão responsabilizados criminalmente pelo furto de energia, uma prática que prejudica a todos os consumidores, especialmente aos pequenos que terminam pagando mais caro devido ao elevado índice de perdas registrado pela distribuidora” explicou a promotora de justiça.

Marcos Santos é acusado de improbidade administrativa, falsidade ideológica e fraude. Ele e a sua esposa, Juliana Kummer, são acusados pelo desvio de R$ 8 milhões em verbas federais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE).

Santos foi afastado do cargo depois de três operações da Polícia Federal, deflagradas com o intuito de desarticular um esquema criminoso comandado pelo prefeito. Ele está detido no presídio Baldomero Cavalcante.
 

Primeira Edição © 2011