Bombas quebram e Bacia Leiteira fica desabastecida

Casal divulga nota explicando o problema; o abastecimento de água deverá ser restabelecido no dia 2 de abril

23/03/2012 08:31

A- A+

Divulgação

compartilhar:

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) lamenta e pede desculpas à população de todos os municípios abastecidos pela adutora da Bacia Leiteira pelos transtornos decorrentes do desabastecimento de água.

O problema foi causado pela quebra de dois motores da estação de captação situada em Pão de Açúcar. Ela é que faz o bombeamento de água para a adutora. Como existem três motores na estação, dois funcionando simultaneamente e um de reserva - apenas um ficou operando, o que reduziu em cinquenta por cento a oferta de água.

Tão logo os motores quebraram - há 20 dias - , a Casal providenciou o conserto, que não pode ser feito em Alagoas porque aqui não existem empresas capacitadas na recuperação de motores de grande potência (1.450cv). Por isso, os equipamentos foram enviados ao Recife.

A princípio, a Casal foi informada de que a recuperação dos motores seria feita em 20 dias. Infelizmente, isso não ocorreu. A empresa recuperadora - DCA-Motores Elétricos - alegou a necessidade de fabricação de peças e encomenda de outros materiais no Estado de São Paulo, tendo em vista que não existem peças em estoque - o motor é fabricado sob encomenda para os padrões de capacidade de vazão da bomba instalada na captação de Pão de Açúcar.

Esse fato impossibilitou a entrega dos equipamentos no tempo previsto. Novo prazo foi estabelecido: 30 de março, mas há necessidade de transportar os motores do Recife para Pão de Açúcar, fazer a instalação e testar. Esse trabalho leva de dois a três dias. Isto quer dizer que o abastecimento de água deverá ser restabelecido no dia 2 de abril. É com essa data que a Casal está contando e tem feito gestões junto à empresa DCA-Motores Elétricos, inclusive com envio de técnicos à cidade do Recife, para agilizar a recuperação dos equipamentos.

A redução da capacidade de bombeamento da adutora impossibilitou a Casal de atender os carros-pipa nos pontos de abastecimento de Olho d’Água das Flores e Jacaré dos Homens. Tão logo o fornecimento de água seja regularizado, a companhia normalizará esse tipo de abastecimento. A Casal tem mantido carros-pipa para abastecimento de órgãos públicos, hospitais e escolas, além de locais elevados, onde a água da adutora não chega por falta de pressão.

Por todos esses problemas, a Casal pede desculpas e intensifica seu esforço para resolvê-los, motivo pelo qual espera contar, mais uma vez, com a compreensão de todos os seus clientes que estão sendo prejudicados pelo desabastecimento parcial e temporário que ocorre nos municípios da Bacia Leiteira. Esclarece, por fim, a Casal que já está providenciando a aquisição de um motor novo, cujo prazo de entrega é 120 dias, e a contratação de uma solução definitiva para o problema, registrando que ontem (22) técnicos da Sulzer, de São Paulo, estiveram em Pão de Açúcar para os levantamentos necessários. A Casal está à disposição para quaisquer outros esclarecimentos.

Primeira Edição © 2011