Alagoas firma adesão ao programa Crack: É Possível Vencer

Ministros da Justiça, da Saúde e do Desenvolvimento Social estarão em Maceió nesta terça-feira para lançamento do programa federal

23/03/2012 15:59

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Alagoas recebe, nesta terça-feira (27), a visita de três ministros, que estarão no Estado para lançar, junto com o governador Teotonio Vilela Filho e o prefeito de Maceió, Cícero Almeida, o programa federal Crack: É Possível Vencer. A solenidade está marcada para 15h, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. Estarão presentes os ministros da Saúde, Alexandre Padilha; da Justiça, José Eduardo Cardozo; e do Desenvolvimento Social, Tereza Campello.

A vinda dos ministros foi anunciada ao governador Teotonio Vilela no último dia 15, durante audiência com o ministro Alexandre Padilha em Brasília. A programação terá início às 11h, quando o governador Teotonio Vilela e o secretário de Estado da Defesa Social, Dário Cesar, farão a entrega dos cheques de bonificação aos policiais que apreenderam armas e drogas.

Lançado em dezembro de 2011 pela presidenta Dilma Rousseff, o programa Crack: É Póssível Vencer prevê o investimento de R$ 4 bilhões em ações integradas voltadas à prevenção do uso de drogas, ao cuidado e tratamento dos usuários e à repressão ao tráfico de drogas. O volume de recursos e as ações a serem executadas em Alagoas serão anunciados na terça-feira (27).

O Estado será um dos primeiros a firmar a adesão ao programa federal, em função do trabalho de acolhimento de dependentes químicos desenvolvido pelo Governo, por meio da Secretaria de Estado da Promoção da Paz (Sepaz). O governo federal estuda a inclusão da metodologia de acolhimento implantada em Alagoas no programa nacional.

Entre as primeiras medidas que envolvem o programa, devem ser anunciados recursos para investimentos em segurança pública, identificação das áreas de uso de drogas, por meio de videomonitoramento, e aquisição de equipamentos. Somando a rede de acolhimento em atividade no Estado e as novas unidades a serem implantadas, Alagoas deverá contar, até o fim deste ano, com 45 unidades de atendimento aos dependentes e usuários de crack. Atualmente, o Estado investe R$ 12 milhões em acolhimento.

Um levantamento da Sepaz aponta para a existência de 30 mil usuários de crack em Alagoas, sendo 10 mil só na Região Metropolitana de Maceió. A rede de acolhimento de Alagoas conta com 31 instituições e oferece cerca de 800 vagas para os dependentes do crack. O Governo, no entanto, quer expandir essa oferta, de modo a oferecer, até o final deste ano, pelo menos 1.110 vagas em comunidades acolhedoras. Só nos últimos 18 meses, foram mais de dez mil atendimentos a usuários da droga.

A gestão do programa contra o crack será feita, em Alagoas, pelos secretários da Defesa Social, Dário César (no âmbito da segurança pública e da repressão ao tráfico de drogas); da Saúde, Alexandre Toledo (no tratamento clínico e na redução de danos aos dependentes químicos) e de Promoção da Paz, Jardel Aderico (no que diz respeito ao acolhimento terapêutico e à reinserção social dos usuários de drogas).
 

Primeira Edição © 2011