Sesau notifica vírus quatro da dengue em Alagoas

Os dois casos de dengue do tipo 4 foram registrados no mês de março

22/03/2012 15:56

A- A+

Ascom/Sesau

compartilhar:

Alagoas registra dois casos de dengue tipo quatro em março. O isolamento viral foi feito no último dia 16, no Laboratório Central de Alagoas, em exames encaminhados de pacientes de Palmeira dos Índios e Piaçabuçu.

A Secretaria de Estado da Saúde, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica anunciou nesta quinta-feira (22), que todas as ações estão sendo adotadas, para impedir que haja a transmissão do vírus para outros municípios.

A diretora de Vigilância Epidemiológica, Cleide Moreira, informou que não tem como precisar onde os pacientes contraíram dengue provocada pelo vírus tipo quatro, porque nesse período eles estiveram entre Alagoas e os estados de Sergipe e São Paulo.

Segundo ela, com a circulação do novo vírus, a Sesau irá intensificar junto aos municípios as medidas voltadas para a assistência à saúde, dotando as unidades básicas de insumos necessários, para atender a população.

Com a introdução do novo vírus, Cleide Moreira afirmou que é necessária a realização de um trabalho integrado com os gestores municipais de saúde e entidades (sindicatos, igrejas, associações, ONGs e outros segmentos) e a população, no sentido de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. “Vamos intensificar as ações, porque com a introdução do vírus tipo quatro, corre o risco de aumentar o número de casos clássicos e graves”, frisou.

Como medidas para reduzir transmissão da doença, Cleide Moreira disse que será intensificado o combate ao vetor; organização imediata dos serviços de saúde nos municípios, para garantir assistência adequada e a mobilização de toda sociedade. E, destacou que os agentes de endemias estão reforçando as visitas as residências e os técnicos realizando visita técnica e capacitação dos médicos, para que identifiquem com mais rapidez os casos que cheguem nas unidades de saúde.

Os 72 municípios que foram contemplados com recursos do Ministério da Saúde, através da portaria 2557, conforme destacou Cleide Moreira, deverão utilizar a verba na aquisição de insumos (soro fisiológico,sais de reidratação, dipirona, escalpe, cateter, equipo, luvas, leitos de enfermaria e UTI, cadeiras de hidratação e cartões de acompanhamento do paciente).

Nesses três primeiros meses foram notificados 2.188 casos de dengue em Alagoas. Desse total, 856 foram confirmados, 1.153 estão sendo investigados e 179 foram descartados.Em relação a forma grave da doença, ocorreram 91 notificações, sete confirmações, 77 estão sob investigação e quatro descartados.

Primeira Edição © 2011