Ministro da Integração Nacional e Presidente da Codevasf anunciam investimentos em logística e infraestrutura em Alagoas

22/03/2012 07:25

A- A+

Divulgação

compartilhar:

O Ministério da Integração Nacional e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) ampliarão seus investimentos no Estado de Alagoas nas áreas de infraestrutura logística e apoio à produção agropecuária. O anúncio da ampliação dos investimentos foi realizado durante visita a Alagoas do Ministro Fernando Bezerra Coelho e do presidente da Codevasf Guilherme Gonçalves na terça-feira, 20 de março. O ministro aproveitou a visita à Cooperativa Pindorama, no município de Coruripe (AL), para destacar que pretende utilizar a experiência de sucesso da cooperativa para ser aplicada aos perímetro públicos de irrigação do Governo Federal, a exemplo do Perímetro Irrigado do Marituba da Codevasf, em implantação em Penedo (AL), no qual a Pindorama venceu licitação para estruturação do empreendimento e organização dos agricultores familiares.

A visita da comitiva do ministro a Alagoas teve início na manhã da terça-feira (20) com um sobrevoo às obras do Canal do Sertão alagoano, que estão sendo executadas pelo Governo de Alagoas com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) oriundos do Ministério da Integração Nacional. A obra é considerada uma das maiores em infraestrutura hídrica do país e a maior com recursos do PAC em Alagoas.

DivulgaçãoEm seguida, a comitiva seguiu para sede da Cooperativa Pindorama para conhecer um dos maiores empreendimentos em cooperativismo do Brasil. No local, o ministro Fernando Bezerra Coelho e o presidente da Codevasf Guilherme Gonçalves, acompanhados do governador Teotonio Vilela Filho, do senador Benedito de Lira, dos deputados federais Givaldo Carimbão e Joaquim Beltrão, deputado estadual João Pereira e demais autoridades, conheceram a usina de produção de açúcar e álcool, a fábrica de sucos de fruta e o Memorial René Bertholet, em homenagem ao fundador da cooperativa. Ao final da visita, o Ministro da Integração Nacional realizou o plantio de uma muda de pau brasil para registrar a visita ao complexo da Cooperativa Pindorama.

INVESTIMENTO EM ALAGOAS

Durante a visita à Pindorama, o ministro Fernando Bezerra Coelho anunciou a liberação de mais de R$ 3 milhões para a obras de implantação da rodovia Bolivar/Pindorama, que facilitará o acesso entre a sede da cooperativa e os municípios de Penedo e Arapiraca, melhorando a logística local para escoamento da produção agropecuária e industrial. Ele ainda se comprometeu com os colonos cooperados da Pindorama a ampliar os recursos a serem investidos nas obras para implantação dessa rodovia. “Esses investimentos devem trazer melhores condições para o desenvolvimento da região de Pindorama e fortalecer o ideal de produção cooperada”, declarou.

O Ministro da Integração Nacional ainda anunciou em Pindorama que nas próximas semanas a presidenta Dilma Rousseff fará o lançamento do programa “Mais Irrigação”, que pretende impulsionar a agricultura irrigada no país a partir do fortalecimento e ampliação de perímetros de irrigação. De acordo com ele, o trabalho que está sendo desenvolvido pela Cooperativa Pindorama na implantação do Perímetro de Irrigação do Marituba da Codevasf deverá servir de exemplo, especialmente quanto a melhoria na gestão do perímetro e estruturação de atividades produtivas.

Divulgação

”Precisamos de uma política nacional de irrigação que amplie as áreas irrigadas no Brasil e dinamize os perímetro públicos de irrigação já existentes. O que precisamos agora são referências, exemplos de sucesso como a Pindorama. Nesses mais de 50 anos, o que vocês tinham que aprender já aprenderam, o que tinham que errar, já erraram. Agora é tempo de compartilhar essa experiência de sucesso. Pretendemos compartilhar essas experiências com outros projetos de irrigação da Codevasf, a exemplo dos perímetros do Boacica, em Igreja Nova (AL), e Itiúba, em Porto Real do Colégio (AL)”, defendeu. Ele ainda destacou seu apoio ao projeto da Cooperativa Pindorama e do Governo de Alagoas à implantação de uma bacia leiteira nos municípios da região sul do Estado.

Para o presidente da Codevasf Guilherme Gonçalves, o Ministério da Integração Nacional e a companhia têm dado uma importante contribuição ao desenvolvimento regional do Estado de Alagoas, especialmente na implantação de infraestrutura. “A Codevasf possui um grande histórico de atuação nas áreas de infraestrutura e projetos de irrigação em Alagoas.

Recentemente o ministério e a companhia receberam o projeto da Pindorama para implantação de uma fábrica de leite em pó como parte das ações para criação de uma bacia leiteira na região sul de Alagoas. Esse empreendimento deve beneficiar milhares de pequenos produtores familiares da região da Pindorama e do projeto Marituba em Penedo. É dessa forma que contribuímos com o desenvolvimento de Alagoas”, destacou durante visita à sede da Pindorama.

“Há dois anos atrás, nossos produtores cooperados produziam em média 2 mil litros de leite por dia. Hoje chegamos a produzir 10 mil litros por dia. A meta da Cooperativa Pindorama é produzir por dia 50 mil litros de leite quando o projeto de uma bacia leiteira na região for consolidado e a indústria de beneficamente do leite estiver em funcionamento”, afirmou o diretor-presidente da Cooperatira Pindorama Klécio Santos. Ele comemorou a parceria histórica com o ministério e com a Codevasf, que possibilitou a execução de importantes ações, como por exemplo a implantação de projetos de irrigação, ainda na gestão do atual presidente da Codevasf como superintendente regional da Codevasf em Alagoas nos anos de 1990.

O governador de Alagoas Teotonio Vilela Filho, anfitrião das autoridades federais, mostrou-se bastante entusiasmado com os resultados da visita à Alagoas do ministro da Integração Nacional e do presidente da Codevasf. “Estamos bastante satisfeitos com o que o ministro e o presidente da Codevasf viram nas obras do Canal do Sertão e na Cooperativa Pindorama. O projeto de criação de uma bacia leiteria agregando os produtores rurais do projeto Marituba e da Pindorama será um exemplo para outras regiões do Brasil, como ocorre hoje com a cooperativa que é modelo e orgulha os alagoanos”, comemorou.
 

Primeira Edição © 2011