Localizados mais três corpos dentro do cruzeiro Costa Concordia

Navio naufragou em janeiro na costa italiana com 4.229 pessoas a bordo. Número de mortos sobe para 28, e ainda há 4 pessoas desaparecidas.

22/03/2012 12:30

A- A+

G1

compartilhar:

Mais três corpos do naufrágio do cruzeiro Costa Concordia, que naufragou em 13 de janeiro em águas do mar Tirreno em frente à ilha de Giglio, foram localizados entre o casco da embarcação e o fundo do mar, informou nesta quinta-feira (22) o chefe de Defesa Civil, Franco Gabrielli.
Os três corpos foram localizados graças ao uso dos robôs submarinos Rov.

"As operações aconselhavam a utilização dos robôs Rov para verificar se entre o intervalo da embarcação com o fundo do mar havia corpos e, de fato, localizamos três, embora a recuperação de remoção dos corpos deva levar alguns dias", acrescentou Gabrielli.

Agora serão iniciadas "atividades com técnicas hiperbáricas para a recuperação destes três corpos e para que as famílias possam chorar seus parentes", completou.

Com a localização destes três corpos as vítimas do cruzeiro Costa Concordia, que se chocou com uma formação rochosa perto do litoral com 4.229 pessoas a bordo, sobe para 28 mortos e quatro desaparecidos.

As famílias dos náufragos desaparecidos já foram avisadas, segundo o chefe de Defesa Civil.

Além disso, o prefeito da ilha de Giglio, Sergio Ortelli, assegurou que a fase mais importante de aspiração de todo o combustível levado pela embarcação foi realizada hoje, mas "tecnicamente" será concluída amanhã.

Segundo a BBC, a previsão é de que a equipe de especialistas responsável pela retirada de combustível dos 17 tanques do navio, iniciada em 12 de fevereiro, termine o trabalho até a noite desta sexta-feira (23).

O próximo estágio da operação de resgate envolve a limpeza do mar na área em torno do navio, antes de iniciar a remoção da embarcação. A expectativa é que toda operação ainda leve um ano.

Primeira Edição © 2011