Hemoal realiza Campanha de Doação de Sangue para a Páscoa

22/03/2012 08:58

A- A+

Divulgação

compartilhar:

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza, de 26 a 31 de março, mais uma Campanha de Doação de Sangue para a Semana Santa, com tema “Doar Sangue é ter Paixão pela Vida”. O objetivo é formar um estoque estratégico para atender a demanda de transfusões durante o feriado.

Segundo o Setor de Estatística do Hospital Geral do Estado (HGE), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), no feriado carnavalesco de 2011, o HGE realizou 225 atendimentos, já no período da Semana Santa foram atendidos 1.585 pacientes.Além disso, as geladeiras do Hemoal estão com estoque 50% abaixo do limite mínimo. Diariamente, é necessário manter 300 bolsas armazenadas e nesta quinta-feira (22) só havia 87 bolsas, o que deixa o órgão em alerta.

“Curiosamente, durante a Páscoa a necessidade de transfusões é maior do que no Carnaval. Este ano ainda temos mais uma agravante, que é o baixo estoque e, por isso, convocamos os alagoanos para se candidatar à doação de sangue”, alertou a assistente social, Elisabeth Leão.

Camisa – Ao realizar a doação, o voluntário irá receber um lanche especial, além de material educativo e uma camisa, confeccionada especialmente para a campanha. Durante a ação, Hemoal irá reforçar a equipe multiprofissional, visando atender aos voluntários.

O atendimento no Hemoal Trapiche ocorrer de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e no sábado, das 8h às 12h. Já no Hemoal Farol, localizado no Hospital do Açúcar, o atendimento ocorre das 8h às 11h.

Para se candidatar à doação é necessário ter idade entre 16 e 67 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto, segundo exigência do Ministério da Saúde (MS). No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos pais, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal.

Além destes pré-requisitos, o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. É indispensável que o candidato a doação compareça bem alimentado. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses de intervalo para os homens e três para as mulheres. 

Primeira Edição © 2011