Dilma reúne no Planalto 28 dos maiores empresários do país

Presidente fez encontro para pedir mais investimentos e estimular economia. Participaram ministros Mantega, Fernando Pimentel e Gilberto Carvalho.

22/03/2012 11:28

A- A+

G1

compartilhar:

A presidente Dilma Rousseff se reuniu nesta quinta-feira (22) no Palácio do Planalto com um grupo de 28 dos maiores empresários e banqueiros do país para um encontro com a finalidade de discutir o investimento da indústria no setor produtivo do país.

O encontro durou pouco mais de três horas e meia - começou às 10h40 e terminou por volta das 14h. Teve a presença dos ministros Guido Mantega (Fazenda) e Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio) e Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência), além do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho.

O Planalto convidou representantes das principais empresas brasileiras do ramo têxtil, de transportes, infraestrutura, indústria siderúrgica, construção civil, varejo, agronegócio e automóveis, além de bancos privados.

A presidente chamou os empresários para pedir mais investimentos, especialmente na área de infraestrutura. A economia brasileira registrou crescimento de 2,7% em 2011, segundo divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no início do mês.

Por setores, a indústria respondeu por 1,6% do crescimento do PIB, atrás de serviços (2,7%) e agropecuária (3,9%). O ministro da Fazenda vem dizendo que o governo pretende aumentar em 20% o investimento neste ano.

Dilma também discutiu demandas das centrais sindicais dos trabalhadores, que se reuniram com ela na semana passada e cobraram, entre outros pontos, a isenção do Imposto de Renda na Participação dos Lucros e Resultados (PLR) e abono salarial; aumento das aposentadorias e fim do fator previdenciário.

Por outro lado, o setor industrial deveria apresentar suas demandas, como desoneração tributária, menor taxa de juros e medidas para conter a valorização do real.

Primeira Edição © 2011