Dia de campo reúne pequenos piscicultores, técnicos e estudantes

Evento é considerado o primeiro do porte promovido pela Secretaria de Pesca; parceria com empresa de rações fortaleceu a ação

22/03/2012 07:22

A- A+

Divulgação

compartilhar:

A Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepaq) em parceria com a Guabi Rações reuniu na terça-feira (20), no povoado Lagoa Cumprida, em São Brás, mais de 30 pequenos produtores e piscicultores de cinco módulos do Programa Alagoas Mais Peixe. Já nesta quarta-feira (21) para dar seguimento ao evento, o público presente era de estudantes do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas (Ceca/Ufal), técnicos e especialistas em pesca e aquicultura.

Nos dois dias houve integração e troca de experiências. A ação foi considerada o primeiro dia de campo do órgão. O superintendente de desenvolvimento da aquicultura da Sepaq, Edson Maruta representou o secretário Regis Cavalcante, e falou da alegria em ter como parceira uma empresa com excelência no mercado de rações.

“Nós estávamos querendo realizar esse dia de campo, mas precisávamos de um parceiro que trouxesse o know how e estrutura. E assim eles fizeram. Além de fortalecer a política de qualidade da ração para vendas, um dos representantes também é engenheiro de pesca. Então ele tirou dúvidas dos piscicultores, apresentou data show para os alunos e ainda fez um momento científico com coletas de partes do peixe, para pesquisar no microscópio, se ele tinha ou não alguma doença. Dessa forma, ele confirma, não só o desejo de vender a ração, mas de agregar mais conhecimento aos participantes”, explicou o superintendente.

Para o engenheiro de pesca da Guabi Rações, Davi Dias, experiência como essa é importante para demonstrar a vontade do governo em associar qualidade para seus públicos-alvo. “Nós não somos apenas uma empresa que vende ração, nos prestamos serviço. E nessa união com a Sepaq, está sendo possível passar conhecimento ao produtor e aos futuros profissionais. Assim agregará mais qualidade ao manejo e os peixes só sairão ganhando”, afirmou Dias.

Um dos estudantes expressou a satisfação em participar do momento. “Considero muito importante essa palestra-aula. Pouco se falou de propaganda de ração. O que podemos observar foi a teoria inserida na prática”.

O segundo dia do Dia de Campo aconteceu no Núcleo de Piscicultura em Rio Largo, que funciona numa parceria entre a Ufal e o governo do Estado.

Além de representantes do módulo de Lagoa Cumprida de São Brás, as comunidades de Pisci, de Penedo, Boacica de Igreja Nova, Riachão de Junqueiro e Gulandi de Teotônio Vilela também participaram no primeiro dia do evento.

Primeira Edição © 2011