Sem segurança, Maceió investe em vigilância eletrônica para escolas

Serviço vai custar cerca de R$300 mil aos cofres públicos; das 131 escolas municipais, 62 já possuem o serviço

21/03/2012 09:06

A- A+

Marigleide Moura

compartilhar:

As escolas públicas da rede municipal de ensino de Maceió estão sendo monitoradas por serviço de vigilância eletrônica. A medida visa proteger as 131 unidades de ensino na capital que não escapam da onda de violência. O Diário Oficial do Município desta quarta-feira (21) trouxe a súmula do contrato entre a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) e a Servipa para realizar o serviço em 30 prédios.

Leia também: Escola é assaltada duas vezes em menos de 24 horas em Maceió

Sem vigilantes e porteiros, a maioria das escolas é vítima de assaltos e arrombamentos em diversos pontos da cidade. O problema já se tornou caso de polícia e preocupa trabalhadores da educação e estudantes.

Segundo a Semed, 62 escolas já estão com o serviço de vigilância eletrônica implantado. A partir da publicação no Diário, outras 30 unidades (veja lista abaixo) ganharão o reforço para tentar coibir a ação dos criminosos. O serviço vai custar aos cofres públicos R$ 273.420,00 (duzentos e setenta e três mil e quatrocentos e vinte reais).

Para se ter uma ideia da violência que atinge as escolas em Maceió, a Professor Higino Belo, no bairro Farol, este ano, registrou três casos de assaltos. Lá, os bandidos já entraram até durante o dia. 

Em entrevista ao Primeira Edição, a diretora da unidade, Tereza Acioli, disse que no primeiro assalto do ano, dia 13 de fevereiro, os criminosos levaram três botijões de gás que estavam na cozinha da Escola. No segundo, dia 2 de março, eles levaram material de limpeza, um lava a jato de pressão e tentaram danificar grades de proteção do prédio.

Já no último assalto, 03 de março, os bandidos invadiram a escola pelo telhado, danificaram grades, pias, e outras estruturas do prédio. Apesar disso, a Escola Professor Higino Belo ainda não foi contemplada com o sistema de segurança. 

Segundo a assessoria de comunicação da Semed, até o fim do mês de março será publicada no Diário Oficial do Município a relação das outras instituições de ensino que serão contempladas com o serviço de segurança. 

Veja abaixo a relação das escolas que terão monitoramento :

1. Escola Orlando Araújo,
2. Escola Claudinete Batista,
3. Escola Antídio Vieira,
4. SEMED I,
5. SEMED II,
6. SEMED III,
7. SEMED IV,
8. Escola Vereador Braga Neto,
9. Escola José Correia Costa,
10. Escola Monsenhor Antônio Assunção,
11. Escola Paulo Freire,
12. Escola Baltazar de Mendonça,
13. Creche Breno Agra,
14. Creche Heloísa de Gusmão,
15. Escola Elizabeth Anne Lyra,
16. Escola Elma Marques,
17. Escola José Maria de Melo,
18. Escola Rodrigues Alves,
19. Escola Luiz Abílio,
20. Escola Denisson Menezes,
21. Escola Luiz Pedro da Silva II,
22. Escola Luiz Pedro IV,
23. Escola Manoel Pedro Santos,
24. Escola Maria de Lourdes Pimentel,
25. Escola Silvia Celina Nunes,
26. Escola Otávio Brandão,
27. Creche Herbert de Souza,
28. Escola Benevides Epaminondas,
29. Escola Natalina Costa e
30. Escola Aurélio Buarque.


 

Primeira Edição © 2011