Ministro diz que água vai transformar paisagem econômica e social do Sertão

21/03/2012 04:22

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

"Vim a pedido da presidenta Dilma e, com o avanço que estou testemunhando nas obras, com certeza, vamos ajudar, ampliando os recursos” afirmou o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, durante visita às obras do segundo trecho do Canal do Sertão, nesta terça-feira (20), em companhia do governador Teotonio Vilela e do secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman.
Fernando Bezerra disse que a presidenta Dilma deverá vir à inauguração da primeira etapa do Canal do Sertão. “Ela gosta de ver o avanço das obras que são fruto da parceria entre os governos, principalmente em se tratando da obra que trará água de qualidade para quem precisa. A água vai transformar a paisagem econômica e social do sertão de Alagoas”, lembrou o ministro.

Ele garantiu ainda a inclusão do Canal do Sertão no Plano de Trabalho do Governo Federal para adicionar os recursos da parte de energização da obra e providenciar, junto com o Governo do Estado, o diálogo com o programa Água Para Todos, do Governo Federal. “Vamos viabilizar a compra de geradores e toda a estrutura elétrica e fazer um levantamento de todas as comunidades que estejam a uma distância de até 15km do eixo do Canal e levar água para elas. Essas pessoas precisam se sentir beneficiadas, lucrando com a obra que já está avançada”, esclareceu Bezerra.

No que diz respeito à irrigação, Fernando Bezerra acrescenta a conversa que teve com Teotonio Vilela. “Fizemos um entendimento com o Governo do Estado para ‘destravar’ os recursos do PAC e, assim, viabilizar a implantação de perímetros de irrigação e avançar com eles para que, antes que a construtora acabe a obra, a gente possa atender os pequenos produtores do Estado” finalizou o ministro da Integração.

Consumo e irrigação

De acordo com o governador Teotonio Vilela, o Canal do Sertão é uma das maiores obras hídricas da história do Brasil. Com o terceiro trecho, são mais de 70km do Canal que trará água para o consumo humano, criação de animais e irrigação. “Temos que agradecer a presidenta Dilma, ao ex-presidente Lula e ao ministro Fernando Bezerra por terem abraçado o canal em favor da população sertaneja de Alagoas”, reconhece o governador.

Em conversa com os operários da obra, Teotonio Vilela destacou ainda seus benefícios já durante a construção. “São 1.400 trabalhadores no segundo trecho e 400 no terceiro. E este número vai aumentar para 3.500 até a conclusão do terceiro trecho. Eu fiz questão de perguntar a eles de onde são e constatei que cerca de 90% destes trabalhadores são do Sertão. Mesmo em construção, a obra já traz benefícios para os sertanejos”, avalia Vilela.

“Estou feliz porque além de estar empregado, sei que teremos água e comida pra gente e para os bichos”, comemora o operador da obra Roberto Teixeira Lima, natural do município de Pariconha, Sertão de Alagoas.

“Cada visita que se faz comprova a realidade dos fatos. Saímos da frieza do papel e viemos para o calor da obra. Essa visita nos traz a sensação de dever cumprido e a garantia da conclusão de um grande projeto”, explicou o secretário Marco Fireman, após diálogo com oministro Fernando Bezerra e o governador Teotonio Vilela.

A comitiva, que sobrevoou 50km do Canal do Sertão, foi composta também pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Guilherme Almeida, e pelo assessor da Codevasf em Maceió, Alvane Soares.

Também acompanharam a visita às obras o senador Benedito de Lira, o deputado federal Givaldo Carimbão, o secretário nacional de Infraestrutura Hídrica, Francisco José Coelho Teixeira, prefeitos e lideranças políticas do Sertão alagoano,além de representantes das construtoras OAS e Queiroz Galvão, responsáveis pela execução da obra.

Canal do Sertão

Considerada a maior obra de infraestrutura de Alagoas, o Canal do Sertão se estenderá por 250km, ao longo de 42 municípios, beneficiando mais de um milhão de alagoanos. O canal vai abastecer com água própria para o consumo humano a população sertaneja que hoje sofre com a seca. Além disso, o projeto irá desenvolver a economia regional, contribuindo, entre outras coisas, para a redução do êxodo rural.

Desde 2007, o Governo de Alagoas já concluiu o primeiro trecho do canal, até o km 45, e os serviços do segundo trecho estão adiantados e seguem até o km 64,7. Além disso, Alagoas garantiu recursos, junto ao Ministério da Integração Nacional, para a execução da primeira etapa do terceiro, até o km 77,8, cujas obras já começaram.

Primeira Edição © 2011