IMA comemora o Dia Mundial da Água no sertão alagoano

A importância e os cuidados com a água, Unidade de Conservação e Canal do Sertão serão as principais temáticas abordadas durante três dias de atividades

21/03/2012 04:18

A- A+

IMA

compartilhar:

O Dia Mundial da Água, próxima quinta-feira (22), será comemorado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), em pleno sertão alagoano. As atividades estarão concentradas nos povoados Tingui e Alto dos Coelhos, zona rural de Água Branca. Localizados próximo ao Canal do Sertão e ao redor do recém criado Refúgio da Visa Silvestre (RVS) dos Morros do Craunã e do Padre, assistem às transformações que podem significar mais desenvolvimento na região.
 

Máteria Relacionada:

- Caatinga alagoana pode ganhar mais duas unidades estaduais de conservação;

- IMA fiscaliza andamento das obras do Canal do Sertão.

“Resolvemos fazer diversas atividades no sertão, mas com um foco principal que é levar informação à população. O local foi escolhido por causa da recente criação de mais uma Unidade de Conservação estadual, a presença de uma das mais importantes obras do estado, que é o Canal do Sertão, e também por causa do desafio que temos em preservar o que nos resta de biodiversidade e garantir o desenvolvimento”, explica Adriano Augusto, diretor-presidente do IMA.

Haverá jogos educativos com as crianças, vistoria e identificação de determinadas situações na circunvizinhança, visita em povoados da área e entrevista técnica, palestras e exposição de animais silvestres e armas apreendidas pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA). Nos dias 22 e 23, os momentos mais importantes acontecerão a noite, quando haverá debates com os moradores, na praça dos dois povoados. No sábado, dia 24, a equipe do IMA deverá subir o Morro do Craunã, junto com representantes das comunidades.

“Queremos fazer conversas informais com a população local, com a intenção de garantir que as informações sejam bem apreendidas pelo maior número de pessoas, entre crianças, jovens, homens e mulheres”, disse Alex Nazário, diretor de Unidades de Conservação do IMA.

RVS e Canal do Sertão

DivulgaçãoO RVS dos Morros do Craunã e do Padre foi criado pelo Decreto Estadual nº 17.935 de 27, de janeiro de 2012. Possui uma área de 1.086,67 hectares, totalmente dentro do município de Água Branca. “Essa Unidade de Conservação permite a presença das pessoas, mas disciplina alguns tipos de usos e ainda serve para a manutenção de espécies de plantas e animais do bioma caatinga, além de espécies migratórias como a Águia chilena”, disse Alex Nazário.

Uma das extremidades do RVS é limítrofe com o Canal do Sertão, que começa em Delmiro Gouveia e mais de 64km já construídos. O IMA possui um escritório no canteiro central de obras do segundo trecho, com o intuito de fazer monitoramento, fiscalização e levantamento florístico da área.

Primeira Edição © 2011