Rio de Janeiro vira série contra Mackenzie e vai à semi da Superliga

Após perder jogo 1, cariocas dominam partidas em casa e agora pegam Vôlei Futuro. Thaís, do time mineiro, bate rosto e tem suspeita de fratura

20/03/2012 05:03

A- A+

Globo Esporte

compartilhar:

O Rio de Janeiro levou um susto na primeira rodada dos playoffs da Superliga feminina. Jogando fora de casa, o time foi derrotado pelo Mackenzie no tie-break. Mas Bernardinho havia deixado a vantagem do mando de quadra para as partidas decisivas e soube fazer muito bom proveito do apoio da torcida. Atuando no Maracanãzinho, a equipe carioca teve o desempenho esperado e, com uma vitória por 3 sets a 0 (25/15, 25/21 e 25/16) na noite desta segunda-feira, avançou às semifinais da competição nacional. E um lance do jogo também assustou atletas e torcedores. A ponteiro Thaís, do Mackenzie, bateu o rosto no pedestal em que o árbitro fica posicionado e deixou a quadra com suspeita de fratura.

Agora, o Rio de Janeiro vai enfrentar o Vôlei Futuro, que terminou a primeira fase na terceira posição e eliminou o Praia Clube nas quartas, vencendo os dois confrontos. O técnico Bernardinho ainda não confirmou, mas a tendência é que a primeira partida seja em Araçatuba, com os jogos 2 e 3 com mando de quadra da equipe carioca. As datas das semifinais também ainda serão definidas.

- Acho importante termos conseguido duas vitórias por 3 a 0, até para o espírito da equipe. Não tem mais time fáciil daqui para frente, como não foi fácil passar pelo Mackenzie. Agora é a parte boa do campeonato - disse Mari, eleita a melhor do jogo diante de 2.500 torcedores.

O jogo e um susto

O Mackenzie até fez o primeiro ponto do jogo, mas foi o Rio de Janeiro quem mandou no duelo desde o início. Tanto que o técnico visitante pediu um tempo logo no começo, depois que Juciely fez 4/1 em um ace. Não adiantou muito. As cariocas pontuavam em todos os fundamentos e, no primeiro tempo técnico, a diferença já era de cinco pontos (8/3). Em mais uma boa sequência de saques, as mandantes ampliaram a distância (15/8) e encaminharam a vitória na primeira parcial. Em um bloqueio de Juliana Nogueira, o time de Bernardinho fechou o set em 25/15 após 21 minutos.

O segundo set começou com um susto. Quando ainda estava 2/2, Thaisinha subiu para uma cortada e, na queda, bateu com o rosto no pedestal em que o árbitro fica posicionado. Com suspeita de fratura no maxilar, a ponteiro deixou a quadra de maca e recebeu aplausos da torcida, que gritava o nome da jogadora adversária.

Quando o jogo foi reiniciado, as equipes passaram a alternar bons e maus momentos. Primeiro foi o Rio de Janeiro que deu a impressão de que iria disparar no placar, mas a equipe mineira conseguiu uma sequência de quatro pontos para ir para o primeiro tempo técnico na frente: 8/6. O confronto seguiu equilibrado até que, após dois erros de ataque do Mackenzie, as cariocas abriram três pontos (20/17), vantagem que logo caiu para um após duas bobeiras de Juciely. Empurrado pela torcida, porém, o time da casa cresceu na reta final e, após ataque de Mari que bateu no bloqueio e foi para fora (25/21), o Rio abriu 2 sets a 0.

- A gente combinou que ia se esforçar mais, jogar por ela, porque a Thais é super importante para o time. Infelizmente tivemos errinhos no fim que nos custaram o set. Mas graças a Deus não foi nada de mais grave, porque foi um baita susto - disse a capitã do Mackenzie, Priscila.
Apesar de o time da casa estar um pouco melhor, o Mackenzie até conseguiu equilibrar o início do terceiro set. Mas o Rio de Janeiro cresceu no jogo, acertou o bloqueio e jogou pressão para o outro lado. Com uma sequência de 7 a 1, a vantagem carioca chegou a sete pontos (18/11). Não deu mais para a equipe mineira se recuperar. Para a alegria da torcida no Maracanãzinho, as mandantes mantiveram o ritmo forte e fecharam a parcial em 25/16 para garantir a vaga na semifinal.

- Lá em Belo Horizonte a gente teve uma noite de gala. Parece que todo mundo acordou para jogar vôlei naquele dia. Depois, não soubemos levar o jogo com elas, colocamos uma pressão nas nossas costas e ficamos muito travadas. No jogo anterior, tínhamos que ter colocado a pressão sobre elas, porque eram elas quem tinham que vencer. Mas, mesmo assim, o time está de parabéns e fez uma ótima campanha - finalizou Priscila.

Primeira Edição © 2011