Prefeitura de Viçosa e Sebrae/AL discutem com feirantes modernização da feira livre

20/03/2012 12:42

A- A+

Ascom - Viçosa

compartilhar:

Cerca de 90 feirantes se reuniram segunda-feira (19), com representantes da Prefeitura de Viçosa e do Sebrae/AL para discutir as melhorias que devem ocorrer na feira livre do município. A ação faz parte do Programa de Modernização de Feiras Livres e Mercados Populares desenvolvido pelo Sebrae/AL.

A reunião foi presidida pela consultora Elisabeth Lopes, que explicou como o programa irá funcionar. “Quero deixar bem claro para vocês que não vamos mudar a feira e nem trocar os feirantes do lugar. Vamos apenas melhorar as condições de infraestrutura, organização, higiene e atendimento, para poder transformá-la em um centro de abastecimento e melhorar a renda dos pequenos comerciantes. A reunião de hoje é para saber de vocês quais as melhorias que pretendem que aconteçam, os pontos fortes e fracos da feira”, afirmou Elisabeth Lopes, que disse estar impressionada com o número de feirantes presentes à reunião. “Em muitas cidades, o número de participantes não chega a vinte”.

A consultora explicou também que nas próximas feiras o Sebrae/AL aplicará um questionário com os feirantes e com os clientes, com perguntas sobre forma de venda, atendimento e limpeza. O objetivo é fazer um diagnóstico da atuação situação da feira e o que precisa ser melhorado.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Marcos Domingos, explicou que o serviço de limpeza e inspeção da feira será efetuado por funcionários do Serviço de Inspeção Municipal, que está sendo implantado em Viçosa. “Trata-se de um órgão ligado à Secretaria de Agricultura, que coordenará todas as questões de higiene e organização do espaço”.
Durante a reunião, os próprios feirantes apontaram alguns problemas que precisam ser corrigidos, a exemplo da sujeira, do tráfego de carros próximo às bancas, entre outros erros cometidos tantos por comerciantes como pelos clientes.

Ao convocar a participação de todos, o feirante José Benedito enfatizou que o trabalho que está sendo feito em Viçosa é para a melhoria das condições de trabalho dos próprios feirantes. “Não é só em Viçosa que esse projeto está acontecendo. É uma questão de conscientização de nós mesmos, porque todo o benefício é nosso e temos que valorizar essa atitude”.

O presidente da Câmara de Vereadores de Viçosa, vereador José Reinaldo Chagas, enfatizou que o projeto não é de mudança e, sim, de melhoria. “A feira não vai mudar de lugar e nem será tirada a fonte de renda de vocês. Esse projeto é para a melhoria do espaço, para que vocês possam vender mais e produtos de melhor qualidade”, disse. As melhorias a serem implantadas na feira livre serão apresentadas em audiência pública aos vereadores e à população em geral.

Em sua fala, o vice-prefeito Manoel dos Passos Vilela parabenizou o prefeito Flaubert Filho por ter abraçado a ideai com tanto afinco. “O Sebrae/AL trouxe para Viçosa a iniciativa, e o prefeito está de parabéns por abraçar essa ideia de melhorar o comércio de nosso município”.

Foram escolhidos 16 feirantes, de diversos segmentos, que representarão os demais nas próximas reuniões com o Sebrae/AL e a Prefeitura. O próximo encontro, que terá como meta fazer o planejamento estratégico das ações, está marcado para o dia 2 de abril e contará com a participação de outros órgãos que poderão ajudar na execução do projeto, como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Bradesco.

A reunião com os feirantes contou ainda com a presença do chefe do setor de Tributos da Prefeitura de Viçosa, Robério Lima; dos secretários municipais de Transporte, Trânsito e Defesa Social, Anacleto Caetano, de Infraestrutura, Agnelo Nascimento, e de Cultura e Turismo Karina Padilha; da analista do setor de Comércio e Serviços do Sebrae/AL, Áurea Andrade, e do consultor do Sebrae/AL, Renato Lobo.

Primeira Edição © 2011