Pacientes do Glaucoma ainda encontram dificuldades para atendimento

Diretor do Iofal promete resolver o problema rapidamente; sete clínicas voltam atendimento esta semana

20/03/2012 06:25

A- A+

Marigleide Moura

compartilhar:

Apesar do anúncio da retomada do programa do Glaucoma nesta segunda-feira (19), suspenso por supostas irregularidades encontradas pelo Ministério da Saúde em Alagoas e em mais quatro estados, alguns pacientes ainda estão sem conseguir atendimento nas clínicas que prestam o serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Maceió.

Dona Maria José de Araújo, que recebia atendimento no Instituto Oftalmológico de Alagoas (Iofal), ao saber da notícia divulgada por veículos de comunicação, procurou a clínica no Benedito Bentes, onde até então fazia exames, consultas e recebia medicamento para controlar a doença, porém foi informada que lá o atendimento não está acontecendo. "Quando vi na televisão que tinha voltado fui lá, mas me disseram voltasse na quinta pra saber alguma coisa".

Na manhã de hoje (20), em entrevista ao Primeira Edição, o diretor executivo do Iofal, Tibério Rocha Júnior, alegou problemas operacionais para a retomada dos serviços na prestadora. O Iofal atendia cerca de 15 mil pacientes portadores do Glaucoma, pelo SUS. Com a descontinuidade do programa, 50 funcionários receberam aviso prévio.

Tibério explica que todo o atendimento nas clínicas deve ser normalizado em questão de poucos dias. “Deve estar ocorrendo algum pequeno equívoco. Vou buscar resolver ainda hoje. A decisão de voltar ao atendimento aconteceu depois que o Secretário de Saúde de Maceió nos enviou um ofício pedindo o retorno das atividades”, explicou.

Segundo Tibério, a Secretaria de Saúde de Maceió se comprometeu em buscar solução para o problema com o Ministério da Saúde. “As clínicas voltaram a atender dando um demonstração que toda essa celeuma de supostas irregularidades não tem fundamento”, contou o diretor do Iofal que diz ainda “O relatório da auditoria do Denasus também responsabiliza gestores municipais, estaduais e federais”, revelou.

O Iofal está entre as clínicas denunciadas pelo Ministério da Saúde por irregularidades constatadas pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus). Por causa da polêmica e investigações, o secretário de Saúde adjunto de Maceió, André Born Muniz pediu exoneração do cargo na quinta-feira, 15. Born é sócio do Instituto Oftalmológico de Alagoas (Iofal).

Semana passada, Adeilson Loureiro negou que o programa tenha sido suspenso por irregularidades, mas admitiu que o MS fez o corte da verba alegando que os valores que eram pagos davam uma margem de lucro muito alta para as unidades prestadoras.

As clínicas que o atendimento foi normalizado foram: Instituto da Visão, Hospital de Olhos Santa Luzia, Seoma, Oculares, Cervi, Instituto Oftalmológico de Alagoas (Iofal) e Instituto de Olhos de Maceió (IOM).
 

Leia também: Secretário nega que programa tenha sido suspenso por irregularidades

Defensoria Pública entra com ação para garantir atendimento a pacientes do Glaucoma

MP diz que vai buscar garantir atendimento aos pacientes do glaucoma

Primeira Edição © 2011