Número crescente de acidentes com ciclistas é preocupante

Manifestantes realizam pedalada na próxima quinta, 22, para chamar a atenção das autoridades para construção de ciclovias

20/03/2012 16:03

A- A+

Thayanne Magalhães

compartilhar:

O número crescente de acidentes de trânsito vitimando ciclistas tem promovido diversas manifestações por todo o país. São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis, Cuiabá, Salvador, João Pessoa, Manaus e Brasília são algumas das cidades onde aconteceram campanhas contra a violência no trânsito no início desse mês.

Maceió agora entra na luta, principalmente depois do caso da jornalista Márcia Shoo, que morreu de forma trágica na tarde do último domingo (18), quando foi atropelada por um caminhão no município de São Luiz do Quintude.

Márcia participava de uma trilha com o grupo de ciclistas Bicicletada, e teria sido atropelada na última ladeira da trilha, próximo da ponte Flamenguinho. (Leia aqui

Assunto é comentado na Câmara
A vereadora por Maceió, Heloisa Helena (Psol), apelou ao Executivo para que sejam tomadas providências contra o crescente número de acidentes envolvendo ciclistas em Alagoas. Heloisa utilizou a tribuna da Câmara de Vereadores na manhã desta terça-feira (20), para relatar os números de vítimas em Alagoas: somente em 2011, 1.047 ciclistas foram vítimas de colisões, e quatro delas fatais.

Heloisa classificou como “safadeza” o impasse envolvendo o Governo do Estado e do Município a respeito da construção de ciclovias na capital, onde acontecem os maiores números de casos. A vereadora aproveitou para citar o projeto de ciclovia na Via Expressa. “As famílias sofrem todos os dias com a angústia ao se despedirem de seus jovens e adultos que se deslocam para os seus trabalhos utilizando bicicletas”, opinou.

E sua explanação, a vereadora também citou o caso de Márcia Shoo. “Não podemos permitir que situações como esta, como aconteceu com a jornalista, aconteçam com frequência.”, apelou Heloisa, insistindo na necessidade da construção de ciclovias.

O projeto para a construção de uma ciclovia na Via Expressa foi colocado no orçamento do Município pelo terceiro ano consecutivo e, para Heloisa Helena a responsabilidade de fiscalizar, monitorar e controlar o uso de bicicletas nas ruas de Maceió compete aos vereadores.

Manifestação pacífica
Um movimento formado por ciclistas de Maceió está organizando uma pedalada na próxima quinta-feira (22), na Avenida Fernandes Lima, em sinal de protesto. Os participantes devem sair às 9 horas, do local onde o ciclista José Cícero de Souza foi atropelado, e seguem em direção ao gabinete do prefeito Cícero Almeida (PP). No local, os manifestantes pretendem exigir a construção de ciclovias e de melhoria na infraestrutura de Maceió.
 

Primeira Edição © 2011