Novo portal com dados sobre Alagoas facilita pesquisas

Conheça o novo portal, inaugurado hoje, com informações colhidas junto a instituições reconhecidas

20/03/2012 09:36

A- A+

Redação

compartilhar:

Imagens e informações sobre as regiões de Alagoas, desde número populacional a localização de prédios públicos, agora estão reunidos em um único lugar. O Governo do Estado, através da Secretaria do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), lançou o portal Alagoas em Dados e Informações, na manhã desta terça-feira (20), no Palácio República dos Palmares.  Acesse aqui.

Elaborado pela Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento (Sinc) da Seplande, o portal oferece aos visitantes um banco de dados completo com os principais índices socioeconômicos de Alagoas.

Esse acervo foi constituído através de informações oferecidas por instituições reconhecidas como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada (Ipea), DataSUS, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Denatran.

“Este portal representa as diversas faces da socioeconomia de Alagoas. Foi um trabalho feito há muito tempo sem computador, que agora foi aliado à tecnologia”, disse o superintendente da Sinc, Thiago Ávila, acrescentando que no site há imagens de alta resolução de alguns municípios.

 Mais produtos
Também foram lançados outros três produtos que servem de complemento ao material disponibilizado pelo portal: o sistema Alagoas Geográfico, com mapas e imagens de satélite, o Sistema de Informações Municipais, com estatísticas em diversas áreas, além do WikiAlagoas, uma enciclopédia digital alimentada de forma colaborativa com artigos relacionados ao Estado.

“O Governo concede aos alagoanos uma grande ferramenta para que eles possam conhecer de maneira mais ampla o nosso Estado. As informações são apresentadas de maneira clara e sucinta, além de ter um papel fundamental na construção de políticas públicas de qualidade, capazes de contribuir para o progresso de Alagoas”, destacou o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes.

O Portal
O Alagoas em Dados e Informações poderá ser visualizado por meio de perfis específicos, sendo direcionado a quatro tipos de público diferentes: investidores, academia – incluindo pesquisadores, estudantes e universitários, Governo e a população em geral.

 

 

Com Agência Alagoas.

Primeira Edição © 2011