Chevron divulga vídeo com imagens do vazamento

Imagens mostram gotejamento de óleo a 3km do poço que foi selado em novembro

20/03/2012 07:55

A- A+

iG

compartilhar:

A Chevron divulgou hoje (19) um vídeo mostrando um ponto do vazamento de óleo no Campo Frade no dia 13 de março. Na quarta-feira (14), a empresa anunciou que está ocorrendo mais um vazamento de óleo no Campo Frade a 3 quilômetros do poço, que teve de ser selado em novembro após o vazamento de 2,4 mil barris de petróleo. Além do novo vazamento, também foi identificado um rebaixamento de terreno numa área próxima.

De acordo com a Chevron, as imagens de vídeo, captadas no dia 13 de março mostram que as gotas de óleo estão sendo capturadas por equipamentos de contenção. No sábado, a Marinha detectou uma tênue mancha de óleo com cerca de um quilômetro de extensão na Bacia de Campos. A mancha está a 130 quilômetros do litoral do Estado do Rio de Janeiro.

 

Até amanhã (20), a companhia petrolífera terá de prestar informações detalhadas ao governo sobre os vazamentos ocorridos no Campo de Frade, na Bacia de Campos, bem como sobre as ações emergenciais adotadas para sanar o problema. O prazo para o envio de informações foi estabelecido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na última sexta-feira (16), ao notificar a empresa para que prestasse todas as informações sobre os incidentes registrados desde o final de 2011.

ANP cria comitê e autoriza suspensão das operações

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis informou nesta segunda que criou um comitê para analisar as novas ocorrências de vazamento de petróleo no Campo Frade. O comitê será composto por técnicos da Chevron, da Petrobras e da Frade Japão Petróleo Ltda, que são sócios na exploração do campo. Seus laudos técnicos serão avaliados pela ANP e pelo Ministério das Minas e Energia.

A ANP também divulgou que consentiu na própria sexta-feira (16) a suspensão da produção da Chevron no Campo de Frade. A agência também anunciou, por comunicado, que o vazamento permanece estável e o próximo sobrevoo no local será na terça-feira (20).  

Primeira Edição © 2011