Unidade Móvel do Hemoal estará na Praça Deodoro nesta terça-feira, 20

19/03/2012 14:46

A- A+

Assessoria

compartilhar:

A unidade móvel do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) estará na Praça Deodoro, no Centro de Maceió, nesta terça-feira (20). O objetivo é captar doações de sangue no horário das 8h às 16h. Durante a ação, uma equipe multidisciplinar estará pronta para atender a todos os voluntários.

Por meio dessa iniciativa, a direção do Hemoal espera estabilizar o estoque de sangue da unidade, que até as 14h desta segunda-feira (19) contava com apenas 119 bolsas de sangue. Número que representa menos de 50% do limite mínimo permitido, que corresponde a 150 bolsas.

Para se candidatar à doação de sangue é necessário portar um documento de identificação com foto e ter boas condições de saúde, além de ter idade entre 16 e 67 anos e no mínimo 50 kg. Em se tratando dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser acessado no site www.saude.al.gov.br/hemoal.

Estará impedido de se candidatar à doação de sangue o voluntário que tiver contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. Com relação aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres. Já as gestantes e lactantes são impedidas de fazerem a doação, segundo o Ministério da Saúde (MS).

Hemoal Trapiche e Farol – Mas os doadores podem se deslocar para o Hemoal Trapiche, que funciona ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, ou aos sábados, das 8h às 12h. Também podem realizar suas doações no Hemoal Farol, que funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 11h, no Hospital do Açúcar.

Já no interior, as doações podem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), situado na rua Dr. Geraldo Barbosa Lima, no Centro de Arapiraca. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, cujo objetivo é atender aos voluntários do Agreste e Sertão que não podem se deslocar para Maceió.

Primeira Edição © 2011