Por "motivos particulares", Ricardo Teixeira renuncia também ao Comitê Executivo da Fifa

Fotomontagem mostra momentos de Teixeira com técnicos da seleção e Pelé; clique na foto e veja galeria

19/03/2012 17:38

A- A+

Folha

compartilhar:

Ricardo Teixeira renunciou nesta segunda-feira ao cargo de membro do Comitê Executivo da Fifa, informou a Conmebol (entidade que comanda o futebol sul-americano).

Pelo estatuto, o presidente da Fifa tem que sempre consultar os 24 integrantes do Comitê Executivo para grandes decisões e/ou mudanças da entidade.

O anúncio vem justamente uma semana depois de o dirigente ter renunciado ao comando da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), função que exercia desde 1989, e também do COL (Comitê Organizador Local da Copa-2014).

Segundo nota da Conmebol, a renúncia vem de forma "irrevogável" e que ele deixa mais esta função por motivos particulares. Ele era integrante da Fifa desde 1994.

Na carta, Teixeira diz que trabalhou "com determinação para defender os interesses" do futebol sul-americano para "elevar cada vez mais o futebol no contexto internacional".

Na semana passada, a Fifa já havia confirmado que reconhecera José Maria Marin, 79, como o sucessor de Teixeira na presidência da CBF e do COL. Marin ficará no comando da entidade que lidera o futebol brasileiro, em princípio, até o fim do mandato atual em 2015.

Primeira Edição © 2011