Jovem alagoano participante do programa Inspiração Internacional irá participar do Revezamento da Tocha Olímpica em Londres

19/03/2012 14:14

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Luan Celi, de 17 anos, terá a oportunidade de participar do revezamento da Tocha Olímpica em Londres, como resultado de sua participação no projeto de legado esportivo de Londres 2012, o Inspiração Internacional (International Inspiration).


Ele está entre um grupo de 20 jovens participantes do programa que participarão do revezamento da tocha em Nottingham, no Reino Unido, no dia 28 de junho de 2012.

Haverá um carregador da tocha vindo de cada um dos 20 países que fazem parte do Inspiração Internacional, do Azerbaijão à Zâmbia. Cada carregador da tocha foi nomeado e selecionado por conta de sua dedicação e comprometimento em inspirar crianças e jovens em suas comunidades através do poder do esporte e pelo desafio pessoal que superaram em suas vidas.

“Luan é um aluno que se destaca pelo seu entusiasmo com relação a tudo que se refere a interculturalidade. Não é a toa que, sendo aluno de escola pública, sem nunca ter frequentado um curso particular de línguas, consegue se comunicar muito bem em inglês. Ele usou o facebook para ampliar seu vocabulário, conversando com os amigos que fez durante os 3 anos que participa do Programa Inspiração Internacional como jovem líder. É ele quem ajuda a fazer tradução quando recebemos alunos da nossa escola parceira em Maceió” diz Niedja Balbino, Tutora Master do programa e responsável pela seleção de Luan.

“Quando me juntei ao projeto, não tinha nenhum plano para depois que terminasse o 2º grau. Depois de fazer parte do Inspiração Internacional, comecei a desenvolver planos, ter ambição e mais perseverança. Quando eu tenho uma ideia, eu levo adiante. No início, os projetos me fizeram querer aprender inglês e eu pensei em estudar Letras na faculdade. Mas depois de desenvolver habilidades de liderança, decidi estudar Relações Públicas. Quero ser o porta voz de uma instituição, pois agora ma sinto seguro”, diz Luan Celi.

Seb Coe, Presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres 2012 (LOCOG) disse: “Estou muito entusiasmado que pessoas ao redor do globo terão uma chance de correr com a chama olímpica. Luan foi realmente inspirador para sua comunidade e é um exemplo de como os esportes podem mudar vidas. A história de Luan é verdadeiramente inspiradora.”

Sobre o Inspiração Internacional

Inspiração Internacional é um programa realizado pelo British Council, UNICEF e UK Sport, organizações que trabalham juntas para concretizar a promessa feita em Singapura pela equipe responsável pela elaboração da candidatura de Londres às Olimpíadas de 2012: “Alcançar crianças e adolescentes de todo mundo e conectá-los ao poder inspirador dos Jogos Olímpicos para que eles sejam inspirados a optar pelo esporte.”

Este é um programa inclusivo de responsabilidade do Governo do Reino Unido e está sendo implementado em vários países com a participação dos parceiros locais de cada país. No Brasil os principais parceiros são o Governo Federal e os Governos Estaduais de Pernambuco, Alagoas, Ceará e Minas Gerais e o Instituto Esporte e Educação (IEE). A meta é chegar a 20 países até 2012.

O Programa almeja criar sistemas esportivos fortes, sustentáveis e efetivos nos quais crianças e jovens, em sua maioria, residentes em comunidades menos privilegiadas do mundo possam se desenvolver participando e se destacando no esporte. Para mais informações, acesse: http://www.inspiracaointernacional.org.br/

Sobre o British Council

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para oportunidades educacionais e relações culturais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e laços que gerem benefícios mútuos entre o Reino Unido e os países onde está presente, por meio da atuação em quatro áreas: Educação, Língua Inglesa, Artes e Esportes. A organização atua em 223 cidades, em 109 países, com parceiros como os governos federal, estadual e municipal, organizações não-governamentais e iniciativa privada. O British Council é uma organização apolítica que trabalha em conjunto com o governo britânico, promovendo oportunidades iguais a todas as pessoas. No Brasil, há escritórios em Brasília, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. Para mais informações, visite www.britishcouncil.org.br

Primeira Edição © 2011