Câmara homenageia os 90 anos do PCdoB

Liderança do partido, Maria Ivone Loureiro, e o deputado pernambucano Luciano Siqueira recebem honraria

19/03/2012 13:12

A- A+

Assessoria

compartilhar:

A Câmara Municipal de Maceió realizou hoje (19) uma sessão especial em homenagem aos 90 anos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Na ocasião, foi entregue o Título de Cidadão Honorário ao deputado estadual do PCdoB por Pernambuco, Luciano Siqueira, e à dirigente do partido em Alagoas, Maria Ivone Loureiro.

A sessão foi proposta pelo vereador Marcelo Malta (PCdoB) e aprovada por unanimidade pela Casa de Mário Guimarães. Estiveram presentes às homenagens, além de Malta, os vereadores Théo Fortes (PTdoB), Heloisa Helena (PSOL) e o presidente da Casa, Galba Novaes (PRB).

Diversos militantes do partido comunista, lideranças políticas e familiares dos homenageados compareceram à sessão. Marcelo Malta destacou a importância do evento, que teve como objetivo destacar a caminhada e a contribuição histórica do PCdoB ao Brasil e ao Estado de Alagoas.

“Nosso partido completa 90 anos no próximo dia 25 de março. É a organização política de vida mais longa de toda a história do País, ligada aos anseios dos trabalhadores pelo ideal socialista. Sua visão projeta o Brasil como uma grande Nação, amante da paz e da solidariedade entre os povos, avessa à guerra e às imposições imperialistas”, frisou Marcelo Malta.

Ele acrescentou que às homenagens ao PCdoB acontecem, também, através dos homenageados Maria Ivone Loureiro e Luciano Siqueira. “Suas trajetórias políticas representam historicamente a militância do partido. Eles sofreram durante a ditadura, inclusive com prisão, e hoje são reconhecidos como grandes lutadores em favor do nosso povo”, completou o vereador.

O presidente da Câmara, Galba Novaes, lembrou a importância do PCdoB para a construção da democracia brasileira. “Hoje, o PCdoB é uma força conhecida e prestigiada, com um pujante ativo político e moral, forte presença junto aos trabalhadores, influência predominante na juventude, realce no Parlamento, em Executivos locais e nos governos de Lula e Dilma”, salientou Novaes.

Os homenageados Luciano Siqueira e Maria Ivone Loureiro agradeceram a honraria e acrescentaram que a primeira contribuição expressiva do PCdoB à história do Brasil foi sua própria fundação. “A criação do partido introduziu na cena política, pela primeira vez entre nós, um partido da classe operária, com organização própria e objetivos específicos, a começar pelo socialismo”, disse o deputado Siqueira.

Primeira Edição © 2011