Baixa temporada começa com descontos de até 70% em viagens

Segundo operadoras, mesmo com promoções, passagens aéreas estão mais caras que no ano passado

17/03/2012 07:48

A- A+

O Globo

compartilhar:

Mesmo com a recente alta do dólar, viajar começa a ficar mais barato dentro e fora do país. Segundo estimativas da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), a baixa temporada significa promoções de até 70% em passagens aéreas para clientes que optarem por antecedência e flexibilidade de datas e horários. Empresas aéreas já começaram a anunciar promoções em seus sites e pacotes turísticos também estão mais atrativos, com uma média de 40% a 50% mais em conta.

— Em alguns casos, há tarifas aéreas com até 95% de desconto em promoções, mas isso não acontece em grandes feriados — afirma o vice-presidente da Abav Nacional, Edmar Bull.
As operadoras de turismo também anunciam tempos de oportunidades. Segundo Marco Ferraz, da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), é possível gastar metade do que na alta temporada para pacotes para Cancún e Punta Cana. As ilhas do Caribe costumam ser muito procuradas durante o inverno no hemisfério norte, que atrai levas de turistas à procura de calor. Agora, começa a temporada de descontos.

— São destinos top e que saem por cerca de US$ 1.500 por um pacote de sete noites com passagem e hospedagem em resort. Na alta podem custar até 40% a mais — afirma Ferraz.
As condições também são interessantes para quem optar por pacotes de quatro noites para Portugal e Espanha e que chegam a no mínimo US$ 2.000 na alta, ainda segundo Ferraz.
Já viagens para os Estados Unidos continuam com forte demanda e sem muitas alterações nos preços.

Segundo Bull, da Abav Nacional, a estimativa é que as vendas de pacotes experimente um crescimento de até 12% neste ano, com aceleração do turismo corporativo e de eventos.
A exceção, afirmam especialistas, fica por conta de cidades como o Rio de Janeiro ou São Paulo que vão sediar grandes eventos neste ano, como a Rio + 20, em junho.

— Em feriados, tanto no Rio quanto em SP, há oferta hoteleira insuficiente durante grandes eventos — explica Ferraz, da Braztoa.

Ele afirma que apesar dos descontos, as passagens aéreas estão cerca de 10% a 15% mais caras em março deste ano em relação ao ano passado. Últimos dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) revelam que a demanda doméstica (passageiros por quilômetros pagos transportados) cresceu 7,77% em janeiro frente ao mesmo período do ano passado.

— O mercado está desacelerando, mas continua aumentando frente ao mundo. Tendo em vista os aspectos econômicos, da indústria que está caindo também, tudo isso está atrelado ao transporte aéreo. No momento todas as tendências são de decréscimo — afirma Ronaldo Jenkis, do Sindicato Nacional de Empresas Aeroviárias (Snea).

Primeira Edição © 2011