Sesau discute controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano

O encontro acontecerá na próxima quarta-feira (21), no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, das 8h30 às 17h

16/03/2012 12:49

A- A+

Ascom/Sesau

compartilhar:

Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde e representantes das concessionárias de abastecimento de água de Alagoas participam, na próxima quarta-feira (21), da reunião anual promovida pela Diretoria de Vigilância em Saúde Ambiental. O encontro acontecerá no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, das 8h30 às 17h.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde ambiental, Elisabeth Rocha, a reunião tem como objetivo trabalhar a integralidade das ações interinstitucionais. O principal ponto da pauta será a portaria 2.914 de 12 de dezembro do ano passado, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de portabilidade, que substituiu a portaria MS 518/2004.

A portaria em sua seção IV, capítulo V determina que a concessionária de abastecimento de água encaminhe à autoridade de saúde pública dos Estados do Distrito Federal e dos municípios relatórios das análises dos parâmetros mensais, trimestrais e semestrais com informações sobre o controle da qualidade da água, conforme o modelo estabelecido pela referida autoridade.

As inscrições para o evento serão iniciadas às 8h. Logo após, haverá apresentação com a apresentação do grupo. Em seguida, acontecerá o debate sobre a portaria 2.914/2011 e as ações de vigilância em saúde ambiental e interinstitucionalidade (outorga, captação, manancial e georeferenciamento).

À tarde, a atividade prossegue com ações da Casal, os serviços de abastecimento de Alagoas (SAA) e prefeituras relacionadas ao controle de qualidade e o atendimento a portaria 2914/2011. Às 15h, será discutida a inspeção sanitária dos SAA: a visão da Vigilância em Saúde Ambiental e a formatação do formulário de apresentação do controle mensal e dos resultados analíticos laboratoriais terceirizados ao setor saúde (Divisam/Lacen). 

Primeira Edição © 2011