Praias do litoral alagoano apresentam 10 trechos impróprios para o banho

De acordo com o relatório do IMA, todas as praias do litoral sul estão próprias para o banho de mar

16/03/2012 12:31

A- A+

Thayanne Magalhães

compartilhar:

Como acontece em todas as sextas, o final de semana vem chegando e, pensando nos que pretendem aproveitar para descansar em uma das praias do litoral de Alagoas, o Instituto do Meio Ambiente (IMA), divulgou hoje (16), o relatório de balnealidade para deixar a população informada sobre quais trechos devem ser evitados pelos banhistas.

A coleta das amostras de água foi realizada nos dias 12 e 13 de março, entre as praias do Pontal do Pega e Maragogi. De acordo com o documento, 10 trechos estão impróprios para o banho de mar.

As praias do litoral sul, entre o Pontal do Peba e a Praia do Gunga, estão próprias para o banho. O relatório não apontou nenhum trecho que devesse ser evitado pelos banhistas. Entre a Barra de São Miguel e a Barra de Santo Antônio, na região metropilitana, seis trechos estão impróprios. E no litoral norte, entre a Barra de Camaragibe e Maragogi, quatro trechos estão impróprios para o banho de mar.

Segundo a Resolução Conama n° 274, as praias são consideradas próprias para o banho quando 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, não exceder um limite de 1.000 NMP de Coliformes Termotolerantes por 100 ml da amostra de água.

O IMA alerta também aos banhistas que encontrarem resíduos ou despejos, sólidos ou líquidos, inclusive esgotos sanitários, óleos, graxas, ou outras substâncias na praia, que evitem entrar na água.

O relatório de análise de balneabilidade é uma produção da Diretoria de Laboratório do IMA, a partir das análises feitas semanalmente. Ele pode também ser visualizado no mapa produzido pela Gerência de Geoprocessamento, através do Google Earth. Todos os arquivos são disponibilizados semanalmente no site do IMA: www.ima.al.gov.br.

Confira os trechos impróprios:

Praia da Avenida/Av. Assis Chateaubriand, interseção com a Rua Dias Cabral;

Praia da Avenida/Av. Assis Chateaubriand, interseção com a Rua Barão de Anadia;

Praia de Pajuçara/Av. Dr. Antônio Gouveia, interseção com a Rua João Carneiro;

Praia de Pajuçara/Av. Dr. Antônio Gouveia, interseção com a Rua Júlio Plech Filho;

Praia de Jatiúca/Av Álvaro Otacílio, entre as Avenidas Antônio de Barros e Emp. Carlos da Silva Nogueira;

Praia de Cruz das Almas/Av. Brigadeiro Eustáquio Gomes, entre as Ruas Mauro Machado Costa e Sen. Ezequias da Rocha;

Rio Tatuamunha – Projeto Peixe-Boi / Santuário;

Praia de Maragogi, em frente à Foz do Rio Salgado;

Praia de Maragogi, em frente à Foz do Rio Persinunga.

*Com IMA

Primeira Edição © 2011