USP aparece no 'top 100' das melhores universidades do mundo

Ranking da Times Higher Education é feito a partir da opinião de acadêmicos

15/03/2012 05:27

A- A+

Correio 24 horas

compartilhar:

A Universidade de São Paulo (USP) aparece entre as 100 melhores instituições de ensino superior do mundo em reputação no meio acadêmico, segundo o ranking divulgado nesta quinta-feira (15) pela instituição londrina Times Higher Education (THE). O ranking foi montado a partir de uma pesquisa com mais de 17,5 mil professores convidados de 137 países. Única universidade brasileira entre o “top 100” do ranking, a USP aparece na faixa entre o 61º e o 70º lugar.

O resultado mostra uma evolução da USP no ranking. No ano passado, nenhuma instituição brasileira apareceu entre as 100 melhores na lista que leva em conta a reputação da universidade entre os pesquisadores do meio acadêmico. A USP já havia aparecido com destaque em outro ranking produzido pela THE, o ranking mundial das universidades, quando apareceu em 178º lugar.

A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, obteve a pontuação máxima no ranking divulgado nesta quinta-feira. A pesquisa pediu aos acadêmicos experientes para destacar o que eles acreditavam ser o mais forte das universidades para o ensino e a pesquisa em seus próprios campos. Harvard obteve 100 pontos. As outras cinco melhores classificadas foram Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT (EUA); Universidade de Cambridge (Reino Unido); Universidade Stanford (EUA), Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA); e Universidade de Oxford (Reino Unido).

Veja as 10 primeiras universidades no ranking de melhor reputação

Posição Instituição País Pontuação

1º) Universidade de Harvard EUA 100,0
2º) Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) EUA 87,2
3º) Universidade de Cambridge Reino Unido 80,7
4º) Universidade da Stanford EUA 72,1
5º) Universidade de Califórnia - Berkeley EUA 71,6
6º) Universidade de Oxford Reino Unido 71,2
7º) Universidade de Princeton EUA 37,9
8º) Universidade de Tóquio Japão 35,6
9º) Universidade da Califórnia - Los Angeles EUA 33,8
10º) Universidade de Yale EUA 32,4
61º-70º) Universidade de São Paulo Brasil N/A

Veja o ranking completo

Os Estados Unidos têm 44 instituições na lista das 100 melhores. O Reino Unido tem dez universidades na lista. A presença de instituições do Japão, Cingapura, Hong Kong, China, Coreia do Sul e Taiwan no “top 100”mostra a evolução da educação superior asiática.

Além da USP, aparecem como novidades na lista a Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, e a Middle East Technical University, da Turquia.

Primeira Edição © 2011