PSF supera metas de atendimento estabelecidas pelo governo federal

15/03/2012 16:12

A- A+

Secom

compartilhar:

O Programa de Saúde da Família (PSF) tem buscado ampliar cada vez mais o acesso da população a serviços de saúde de qualidade. Reafirmando as prioridades do programa, as equipes de Maceió superaram, em 2011, por meio do trabalho desenvolvido junto às comunidades, grande parte das metas estabelecidas pelo governo federal.

“As equipes do PSF em Maceió estão de parabéns por superarem, num esforço coletivo, todas as expectativas, aproximando os serviços de saúde do município da população, que possibilitou, assim, uma melhor qualidade de vida para as famílias atendidas pelo programa. Isso reflete o alinhamento das ações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com as prioridades do Ministério da Saúde e o compromisso com a política da área”, frisou a coordenadora do PSF em Maceió, Irenilda Medeiros.

A coordenadora ressalta que o compromisso da gestão municipal com a assistência de saúde à população também pode ser visto na ampliação do número de equipes do programa, que no ano passado, somou oito novas equipes às 80 já existentes, abrangendo um quantitativo relevante de usuários em inúmeros bairros dos sete distritos de saúde da capital.

Entre as metas superadas em mais de 100%, está a de consultas médicas, que em uma das equipes do PSF do Vale do Pitanguinha, atingiu o número de 5.131, seguida da uma equipe do PSF Dique Estrada, com 5.032 consultas realizadas. Em números de visitas médicas domiciliares, os destaques foram para uma equipe do PSF Vereador Sérgio Quintella, que atendeu 536 residências e outra equipe do PSF Santo Amaro, com 501 visitas, acima da meta prevista, de 352 visitas/ano.

Para o secretário municipal de Saúde, Adeílson Loureiro, os resultados mostram o que o trabalho realizado pelas equipes do PSF estão num alto nível de comprometimento com a saúde dos usuários. “Isso só traz benefícios à população, por isso, todos estão de parabéns”, ressaltou.

Primeira Edição © 2011