Jornal: auditoria do TCU acha falhas em contas do Itamaraty

15/03/2012 09:32

A- A+

Terra

compartilhar:

O Tribunal de Contas da União (TCU) encontrou falhas na comprovação de gastos dos postos do Ministério de Relações Exteriores (MRE) fixados fora do Brasil. Durante auditória, o TCU encontrou, em 14 representações diplomáticas cujo acórdão foi aprovado na quarta-feira, falta de formalização de contratos, prestações de contas de escritórios apresentadas fora do prazo, além do atraso significativo para integrar os gastos do Itamaraty no exterior ao Sistema de Pagamentos do Governo Federal (Siafi). As informações são do jornal O Globo.

Durante a auditoria, foram verificadas falhas na prestação de contas em despesas como alimentação, cerimonial e pagamento de horas-extras. Duas embaixadas são alvos de Tomada de Contas Especial, por suspeitos de irregularidades: a de Harare, no Zimbabue, e de Georgetown (Guiana).

O Itamaraty informou, por sua assessoria de imprensa, que a auditoria não constatou nenhum caso de irregularidade, com dano ao erário ou gestão fraudulenta. O documento do TCU aponta que, seguindo o ritmo atual, levaria 18 anos para integrar todas as 219 representações diplomáticas ao Siafi.

Primeira Edição © 2011