Projeto Baleia Jubarte participa de treinamento para salvar baleias e golfinhos emalhados em rede de pesca

14/03/2012 09:13

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Uma das principais causas de morte de baleias e grandes cetáceos é o emalhamento em redes de pesca. Com a finalidade de capacitar técnicos, pesquisadores e profissionais envolvidos com a pesquisa e o resgate de mamíferos aquátifcos, a Oficina de Capacitação em Atendimento a Situações de Emalhe de Grandes Cetáceos em Artes de pesca reunirá entre os dias 17 e 20 de março, em Itamaracá, Pernambuco, profissionais que trabalham com a pesquisa e a conservação destes animais.O treinamento será ministrado, parte teórica e prática, por meio de simulações, pelo especialista David Mattila, que trabalha no National Oceanic and Atmospheric Administration, e virá ao Brasil para fomentar a discussão sobre a melhor forma de resgatar uma baleia ou outro mamífero aquático preso em uma rede de pesca.

Diretor de Pesquisa do Instituto Baleia Jubarte, o médico-veterinário Milton Marcondes trabalha diretamente com o resgate de baleias jubarte emalhadas em rede de pesca e muitas vezes encalhadas por este motivo – o que costuma acontecer, principalmente, no período de julho a novembro, quando cerca de 9 mil delas chegam ao Brasil – e reitera a importância do treinamento: “ é importante para discutirmos sobre as ferramentas e as técnicas adequadas na hora de se lidar com uma baleia emalhada em rede de pesca e também sobre a melhor forma de abordar o animal, sem estressá-lo”. Marcondes lembra ainda que o emalhamento por rede de pesca é uma das principais causas para o encalhe de mamíferos aquáticos e que, no caso de algumas espécies, a situação é ainda mais complicada: “ No caso de baleias jubarte e franca, que estão mais próximas à costa, é mais comum este tipo de ocorrência”, alerta.

A Petrobras é a patrocinadora oficial do Projeto Baleia Jubarte. O evento é organizado pelo Centro de Mamíferos Aquáticos, em parceria com o Instituto Chico Mendes. A Comissão Internacional da Baleia (CIB) também apoia a iniciativa.

Primeira Edição © 2011