Procuradoria analisa ação contra novo líder no Senado

14/03/2012 09:05

A- A+

Folha.com

compartilhar:

Uma investigação que envolve o novo líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), foi enviada ao Supremo Tribunal Federal em janeiro.

O caso trata de supostos crimes na desapropriação de um terreno, quando ele era governador do Amazonas (2003-2010).

Atualmente, os autos estão sob análise da PGR (Procuradoria-Geral da República), que poderá determinar diligências ou o arquivamento.

Braga (PMDB-AM) afirma que o terreno, quando desapropriado, já havia recebido uma série de melhoramentos, fator responsável por sua valorização e cita o fato de três instâncias da Justiça terem arquivado investigações relacionadas ao caso.

NOVO LÍDER

Ontem, o governo confirmou nesta terça-feira as trocas nas lideranças do governo na Câmara e no Senado. O cargo será exercido pelo deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) na Câmara.

No Senado, o posto passou para Braga no lugar de Romero Jucá (PMDB-RR), que foi líder dos governos Lula e Fernando Henrique Cardoso.

As trocas ocorreram após uma rebelião na base aliada no Senado, na semana passada, quando os senadores rejeitaram o nome de Bernardo Figueiredo para diretor-geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), indicação pessoal de Dilma.

Oficialmente, o Planalto argumenta que as mudanças são motivadas por um sistema de rodízio que a presidente quer implementar.

No Senado, a medida provocou constrangimentos ao vice-presidente Michel Temer, que recebeu reclamações de correligionários, uma vez que Braga faz parte do chamado "grupo dos 8" do PMDB, formado por senadores "independente" da sigla.

Leia a reportagem completa na Folha desta quarta-feira, que já está nas bancas.

Primeira Edição © 2011