Polícia Federal cumpre mandado de prisão contra ex-prefeito Danilo Dâmaso

STJ julgou improcedente o habeas corpus que o mantinha solto

14/03/2012 09:31

A- A+

Redação

compartilhar:

O ex-prefeito de Marechal Deodoro, José Danilo Dâmaso de Almeida, voltou a ser preso por volta das 10h da manhã desta quarta-feira (14) pela Polícia Federal. A prisão foi cumprida na Santa Casa em Maceió onde Danilo se encontra internado.

O mandado foi expedido Tribunal Regional Federal da 1.ª Região. A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgou improcedente o habeas corpus que o mantinha solto quando da prática de crimes no Estado do Pará.

Como Danilo está sob cuidados médicos, policiais federais se encontram no hospital custodiando-o. Caso seja dada alta médica, o preso será encaminhado ao sistema prisional de Alagoas até ulterior decisão.

Dâmaso foi preso no dia 24 de agosto do ano passado, em Marechal Deodoro, durante a Operação Pandilha desencadeada pela Polícia Federal. Seu filho, Liberalino Ribeiro de Almeida Neto (ex-prefeito da cidade de Vitória do Xingu – PA), foi preso no mesmo dia, em Belém do Pará.

Eles são acusados de envolvimento em um esquema criminoso de fraudes em licitações públicas. O esquema utilizaria empresas fantasmas em nomes de ‘laranjas’, superfaturava preços de bens e serviços e efetuava pagamentos por serviços não executados.

Dois meses depois, pai e filho foram soltos após STJ conceder-lhes habeas corpus.
Danilo Damaso já havia sido preso em 2005 pela Polícia Federal na “Operação Gabiru” e afastado do cargo de prefeito por improbidade administrativa em outubro de 2010.

 

Com informações da PF/AL.
 

Primeira Edição © 2011