Coruripe garante ouro na 8 ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Professor Djalma Nascimento destaca alguns pontos categóricos para os alunos que visam evolução na matéria

14/03/2012 12:47

A- A+

Ascom - Coruripe

compartilhar:

Pelo terceiro ano consecutivo, o aluno Indiana Jhones, da Escola Municipal de Educação Básica General Góes Monteiro, do Povoado Poxim, no município de Coruripe, é destaque na lista da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Indiana garantiu o lugar mais alto do pódio: a medalha de ouro. A entrega está prevista para o final do mês de março.

Nesta 8 ª edição, o jovem concorreu com mais 18 mi de alunos, de 4.600 escolas de todo o Brasil. Nas duas últimas edições, o aluno garantiu o bronze na competição nacional que almeja estimular e gerar o estudo da Matemática entre alunos e professores de escolas. A diretora da escola do Poxim, Ana Paula dos Santos Leite, lembra que Indiana Jhones não se dava muito bem com a matemática.

“O aluno não gostava da disciplina, mas o professor viu nele grande potencial para desenvolver os cálculos. Nós enquanto facilitadores devemos apresentar métodos de ensino que estimulem alunos e professores”, disse Ana Paula.

O professor Djalma Nascimento, destaca alguns pontos categóricos para os alunos que visam evolução na área. “Exercícios à exaustão, mais densidade, incentivo aos mais talentosos, estímulo à competição e fora de cena a decoreba, integram o pacote que deve ser seguido numa matéria tão temida pelos alunos, além de envolvimento de aulas fora da sala de aula”, disse Djalma.

Para o prefeito Marx Beltrão, o incentivo ao corpo docente, capacitação e investimento na área, estimulam os professores nas novas formas de ensino.

“Aprendi a superar o medo da disciplina e com muito esforço e dedicação pela terceira vez garanti uma boa colocação. Fui premiado nas duas últimas edições com bolsa do programa de iniciação cientifica que acompanha o universitário até concluir os estudos na universidade. É um incentivo e tanto, quero agradecer a diretora da escola e ao meu professor, já penso no vestibular”, assegura Indiana Jhones.

Os alunos premiados com medalhas ganham bolsa de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) para estudar a disciplina aos sábados nas universidades federais.

“Os nossos alunos estão cada vez mais focados nos estudos e traçando metas para garantir um futuro melhor. Indiana é motivo de orgulho pra todos nós.” conta a secretária Educação, Jeannyne Beltrão.

Provas

O processo de seleção da Olimpíada acontece em duas fases e explora a criatividade e o raciocínio matemático. Para realizar as provas, os participantes são divididos em três níveis: nível 1 (para alunos da 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental), nível 2; (alunos de 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental) e nível 3 (estudantes do Ensino Médio).

Professores e escolas de alunos vencedores recebem livros e vídeos de matemática.

A Olimpíada é promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

A relação por aluno pode ser conferida no site: www.obmep.org.br 

Primeira Edição © 2011