Como evitar acidentes domésticos

14/03/2012 10:09

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Atualmente, com a vida corrida e agitada que quase todos vivem, é em casa que as pessoas se sentem mais seguras e protegidas. No entanto, até mesmo no ambiente caseiro, todos estão expostos ao risco de se machucar. “Acidentes domésticos são aqueles que acontecem dentro de casa. Muitas pessoas acreditam que sabem tudo sobre segurança em casa, mas números apontam que, em 2009, mais de 330 mil pessoas sofreram algum tipo de acidente doméstico que poderia ter sido previsto e evitado”, afirma o Dr. Rogério Toledo Júnior, médico gastroenterologista, membro titular da Academia de Medicina de São Paulo e coordenador da Comissão de Prevenção de Acidentes Domésticos da Associação Médica Brasileira (AMB).

Acidentes domésticos são bastante comuns, principalmente, com idosos e crianças. Alguns objetos e situações caseiras que parecem simples e sem riscos podem representar uma ameaça para crianças curiosas, idosos com movimentos limitados e adultos desatentos. “Os casos de acidentes podem ser setorizados. Nas regiões de periferia, acidentes causados por andar de bicicleta em telhados, soltar pipa na laje e gerados por vazamento de gás são mais frequentes. Nos centros urbanos, a grande preocupação está relacionada aos acidentes ocasionados por sobrecarga elétrica”, esclarece o coordenador da Comissão de Prevenção de Acidentes Domésticos da AMB. Por isso, para evitar ocorrências desse tipo é importante redobrar a atenção dentro de casa.

Os acidentes podem provocar desde pequenos machucados e arranhões até quedas perigosas, além de queimaduras, engasgos, afogamento, asfixia e intoxicação. Simples cuidados podem garantir a maior segurança dentro de casa, como usar as bocas de trás do fogão, colocar película protetora no box de vidro ou trocar por cortinas, por exemplo. Abaixo estão algumas dicas de cuidados básicos para a prevenção de acidentes domésticos.

Tomadas e fios
Para evitar choques indesejados, recomenda-se a proteção de todas as tomadas. É preciso estar atento ao uso de vários aparelhos domésticos na mesma tomada, por meio de extensões e benjamins. Isso pode sobrecarregar a tomada e provocar incêndios. Além disso, por segurança, é importante dificultar o acesso das crianças aos fios, que devem ter apenas dimensões suficientes para o alcance da tomada.

Pisos e escadas
Pisos molhados e escorregadios estão dentre os acidentes domésticos mais comuns, por isso é importante tomar cuidado com o local onde se pisa. Pedaços de tacos soltos ou pisos quebrados podem oferecer o mesmo risco. No caso dos tapetes, os antiderrapantes são os mais indicados para a casa inteira. Nas escadas, a instalação de corrimão e faixas antiderrapantes também é indispensável.

Janelas e Sacadas
Devem-se proteger as janelas com redes ou grades de proteção, principalmente em apartamentos e casas com crianças pequenas. Vidros quebrados ou rachados precisam ser trocados com urgência.

Quartos
Nos quartos do casal e dos filhos é indispensável a estabilidade dos móveis. As quinas das mesas e móveis representam outro ponto de atenção, sendo as bordas arredondadas uma melhor opção. Os móveis (mesa, cadeira, sofá, banco etc.) devem ficam longe das janelas, nunca embaixo. No quarto das crianças, os brinquedos que contêm partes pequenas devem ser guardados em caixas ou locais que possam ser fechados.

Cozinha e lavanderia
Para evitar o vazamento de gás, é preciso verificar se os botões do fogão foram fechados corretamente após o uso e se o botijão foi alocado fora da cozinha. Os cabos das panelas devem ficar voltados para dentro ao utilizar o fogão. Os eletrodomésticos de uso esporádico não devem permanecer ligados na tomada. Ao lavar a louça e colocá-la no escorredor, os cabos dos talheres devem ficar para cima, nunca deixar expostas pontas de facas ou de garfos. A toalha da mesa deve, preferencialmente, não ter sobras nas pontas e fósforos ou acendedores jamais devem ficar sobre a mesa, mas sim em locais altos.

Na lavanderia, o recipiente de lixo precisa ser fechado com tampa e as embalagens de refrigerantes ou similares nunca devem ser reutilizadas para guardar produtos de limpeza. Saquinhos plásticos devem ficar fora do alcance de crianças.

Banheiros

Secadores e lâminas cortantes devem ser guardados em local seguro, sempre fora do alcance de crianças. Deve-se evitar deixar banquinhos no banheiro e sempre esvaziar a banheira depois de usá-la. Pisos com materiais antiderrapantes são os mais indicados para evitar acidentes. É preciso ter muito cuidado com a temperatura da água ao preparar o banho dos bebês.

Medicamentos

A caixa de remédios é imprescindível para prestar os primeiros socorros, mas é importante destacar que após o primeiro atendimento o paciente deve procurar um médico. Itens como spray anti-séptico, que combate as bactérias, limpa e desinfeta feridas na superfície da pele, e pomada antibacteriana, que pode ser usada em machucados, cortes e queimaduras, são fundamentais para oferecer tratamento básico. No entanto, é importante guardar os medicamentos em local fora do alcance das crianças. Ter os números telefônicos do SAMU (192) e do CIT (0800-721-3000) anotados em lugares estratégicos e de fácil acesso pode facilitar na hora do desespero, caso um acidente ocorra.

Como tratar ferimentos para obter uma boa cicatrização?

· Limpeza: limpar o ferimento com água e sabão.
· Evitar contaminação: secar a região e desinfetar o ferimento com agente anti-séptico que combate rapidamente as bactérias, preparando a pele para receber a pomada antibacteriana.
· Prevenir ou tratar possíveis infecções: usar uma pomada antibacteriana para inibir o crescimento de vários tipos de bactérias.
· Proteção: se necessário, cobrir com gaze ou outro curativo.

Primeira Edição © 2011